terça-feira, 7 de outubro de 2008

Hora de Votar


Este é um dos momentos mais significativos na vida de um Povo, País, Estado, Cidade ou qualquer outra instituição que vive a experiência da democracia. Votar é um exercício de cidadania. Mas a questão está em quem votar. No livro de Romanos aprendemos que toda autoridade é constituída por Deus e que é nosso dever nos sujeitarmos a ela.

No sistema democrático, eu e você somos convocados a eleger as pessoas que irão governar a Cidade. Nós, então, somos constituídos por Deus para nomearmos as pessoas que nos representarão neste governo. Assim, eu e você governaremos a Cidade através dos representantes que elegeremos através do voto.

Somos livres para votar em quem quisermos, somos livres para anular o nosso voto e até votar em branco. Mas entendamos que votar em branco ou votar nulo como um sinal de protesto, ou por “falta de opção”, pode caracterizar omissão, e a omissão, segundo a Bíblia, é pecado.

Comenta-se que o Brasil está enfiado em um mar de corrupção e descaso, onde quem sofre com isso é a população, porém a grande culpa desta situação é da própria população, desinformada e desinteressada e às vezes omissa. Não dá para fecharmos os olhos diante da realidade política da nossa nação e, sobretudo, do nosso município.

Moisés foi um grande legislador e também um grande líder, o maior da história do povo Hebreu. As condições para se liderar em seu tempo eram bastante precárias, no entanto ele fez um excelente governo. Mas Moisés não conseguiu governar sozinho foi necessário criar uma boa assessoria constituída de líderes qualificados. Algumas características foram exigidas na escolha de seus auxiliares: Os líderes deveriam ter conhecimento, serem tementes a Deus e precisavam ser homens de caráter.

Agora já temos pelo menos três parâmetros para a escolha do candidato, de quem irá governar a nossa cidade. Serão quatro anos de governo que até então está em nossas mãos a liberdade e o dever de escolhermos bem os nossos representantes. Lembremos que, seja este ou aquele, ou outro qualquer, através do voto, nós nos colocaremos no poder e governaremos através daqueles que elegermos. É hora do voto consciente. O futuro de nossa cidade está em nossas mãos, e continuará nos próximos quatro anos.


Evanildo Ferreira da Silva

Um comentário:

geraldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.