terça-feira, 28 de outubro de 2008

Administração da Vida

Por Rick Warren

Por que será que o tempo se arrasta quando queremos que ele passe rapidamente e voa quando precisamos que ele demore mais? Definitivamente o tempo não é muito cooperativo. Ainda assim, o tempo é o grande "igualador": todos nós possuímos a mesma quantidade.
A diferença entre pessoas comuns e as bem-sucedidas é que estas administram seu tempo sabiamente. Ao invés de desperdiçar ou gastar tempo, elas o investem. Extraem o máximo de cada momento. Como está escrito na Bíblia: “Sejam sábios no procedimento... aproveitem ao máximo todas as oportunidades” (Colossenses 4.5).
Neste século XXI as pessoas estão compreendendo que tempo é mais importante que dinheiro. Dinheiro é recurso renovável: sempre haverá onde conseguir mais. Ao contrário do dinheiro, tempo é recurso limitado. Você tem apenas uma porção de tempo para sua vida. Quando for usada, acabou-se!
Seu tempo é sua vida. Ao dar seu dinheiro a alguém, você estará dando algo que pode ser substituído. Mas quando dá seu tempo, deu parte de sua vida. Pensando nestes termos compreende-se que administração do tempo é, na verdade, administração da vida.
A Bíblia tem o seguinte a dizer sobre isso:“Vivam com o devido senso de responsabilidade... como pessoas que conhecem o significado da vida... Façam o melhor uso do seu tempo. Não sejam indecisos, mas agarrem firmemente o que saibam ser a vontade de Deus” (Efésios 5.15-17). Eu resumo estes versículos da seguinte maneira:
. Analise seu estilo de vida! Saiba para onde está indo o seu tempo. Você o está investindo para colher dividendos futuros, ou o está desperdiçando, perdendo-o para sempre?
. Utilize o presente! Extraia o máximo do momento presente, usando-o para obter o melhor benefício. Procrastinação é hábito muito dispendioso e totalmente improdutivo. O que você deixa para amanhã pode nunca ser feito, se surgirem outras questões mais prementes para tumultuar sua agenda.
. Reconheça o que é importante! Concentre seu foco em prioridades duradouras. Isto não quer dizer apenas evitar as coisas erradas. Existem muitas coisas que podemos fazer e são boas.
Será, porém, que não existem coisas melhores para serem feitas, que talvez ninguém mais possa fazer?

Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Qual sua explicação para o fato que o tempo é curto quando precisamos dele e se arrasta quando queremos que ele passe rápido?
2. Como avaliaria o uso do seu tempo no trabalho e na vida pessoal? Acha que tem usado seu tempo com sabedoria, ou tem desperdiçado boa parte dele?
3. O autor afirma que “administração do tempo é na verdade administração da vida”. Qual sua opinião?
4. Quais os grandes desafios com que você se depara no uso apropriado do tempo que dispõe diariamente?
Se desejar considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema veja: Salmos 89.47-48; Eclesiastes 3.1-8; II Coríntios 6.2; Efésios 5.15-16.

9 comentários:

Unknown disse...

neste testo diz que devemos aproveitar ao maximo que a vida nos der por que aquele tempo nao podera se repeti.e aproveitar todas as oportunidades.e o tempo e mais importante que o dinheiro porque o tempo e uma parte de sua vida.renan borges silva ,7ªbranca

Roberta disse...

Quando se trata de ser humano, muitas falhas acontecem na administração do tempo vivido. É difícil aproveitar cada momento como se fosse o único que a vida nos oferece. Mas não devemos desistir, afinal, a vida continua.

ir.Ricardo disse...

Ricardo / Elino

Procrastinar:

A tendencia do ser humano de deixar as prioridades ou seja as relacionadas ao Reino para depois e sofremos as conseguencias de viver sufocado com os enganos do mundo( o ativismo). O ser humano tem obtido muito conhecimento mas pouca sabedoria.

Karine e Igor disse...

Essa afirmação é correta. Nossa vida é nosso tempo, e administrá-lo refletirá em nossa vida. Por isso devemos aproveitar todas as oportunidades, estabelecendo nossas prioridades. Sabemos que não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, então temos que focar no que realmente é importante para nós. Como aproveitamos o nosso tempo e as consequências que isso vai causar, vão refletir quais são as nossas prioridades.
anne karine e igor

ir.Ricardo disse...

Ezequiel / Rosimeire

Na nossa opinião o nosso tempo reflete em quem somos, pois, o que temos hoje é fruto do que plantamos em nosso tempo passado se aproveitamos bem o nosso tempo fazendo coisas valiosas obteremos frutos valorosos, exemplo disto é o tempo em que gastamos em vidas para o reino de Deus. O nosso tempo é de valia. Concordamos que o tempo vale mais que dinheiro, pois, se não fizermos um tempo não ganharemos dinheiro.

Unknown disse...

Ezequiel / Rosimeire

Na nossa opinião o nosso tempo reflete em quem somos, pois, o que temos hoje é fruto do que plantamos em nosso tempo passado se aproveitamos bem o nosso tempo fazendo coisas valiosas obteremos frutos valorosos, exemplo disto é o tempo em que gastamos em vidas para o reino de Deus. O nosso tempo é de valia. Concordamos que o tempo vale mais que dinheiro, pois, se não fizermos um tempo não ganharemos dinheiro.

Sou Kiko disse...

Bom texto! Como seria bom se tivéssemos tempo para todas as coisas que queremos fazer! mas infelismente falta tempo. A gancia pelos bens materiais ( não que eu seja contra a pessoa possuir bens) a questão é a cegueira que leva as pessoas a adquirirem esses bens, que tomam grande tempo da sua vida, não dando ou sobrando tempo para a família.( passeio, oração,e outros.) Essa vida é tão curta, que muitas pessoas não percebe, e acham que a felicidade está no dinheiro e dedica tempo prescioso para adiquiri-lo. se souber-mos administra o nosso tempo que o Senhor nos deu, com certeza seremos todos agradecidos a Deus pelo tempo que ele nos deu.(Carlos)

Unknown disse...

Roine / Duda

O tempo é a área às vezes mais desprezada na vida das pessoas. Podemos realmente saber como um pessoa é pela sua dedicação na vida. Hoje, a falta de tempo é um vilão porque a qualidade de vida exigida na sociedade atualmente é alta, exigindo assim uma dedicação cada vez maior pelo sucesso e pelo dinheiro. Então, o tempo livre da população deverá ser bem empregada e de qualidade, para obter a satisfação pessoal. Isso também deverá refletir na igreja com cultos e demais programações bem elaborados, dinâmicos e com propósitos claros.

Karine e Igor disse...

sejamos sábios no proceder,extraindo o máximo de cada oportunidade em nossa vida, investindo e utilizando da melhor forma o nosso tempo em coisas duradouras

fabricio