sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Protagonistas da 3ª Onda

*Pr. Evanildo Ferreira da Silva

Essa geração é protagonista da chamada “Terceira Onda”. Há pelo menos três grandes mudanças que podemos perceber em termos de desenvolvimento tecnológico nas sociedades humanas desde o seu surgimento.

1ª Onda: A Revolução Agrícola – Essa primeira onda de mudanças cria o homem camponês. Ela fez com que o homem que era caçador descobrisse a semente e a terra. O homem passou a depositar na terra a semente. Essa onda de mudanças fez com que o trabalho no campo fosse o principal trabalho do homem.

2ª Onda: O mundo da Indústria – Nessa segunda onda o homem aperfeiçoou as maquinas de antes e inventou novas máquinas. Essa nova era trouxe o automóvel, o avião e o trem, e mais indústrias, e mais poder, e mais riquezas. Nessa nova onda o homem descobriu novos horizontes e novos desafios. E começou então um novo tempo...

3ª Onda: O Começo do Futuro – Nesse novo tempo as fronteira começaram a desaparecer. O futuro passou a ser hoje e em muitos aspectos nós já somos parte desse futuro. Vivemos o começo do tempo da terceira onda, quando o mundo precisa ser visto com novos olhos. Na terceira onda a força da propaganda determina a forma de vida das sociedades. A sociedade industrial se tornou a sociedade do consumo; o passado e futuro se misturam, dando surgimento a uma nova civilização.

Vídeo: “A 3ª Onda” http://www.youtube.com/watch?v=CeNf34xITxI

Estamos na era da Informática. Informação + Automática = Informática

Este é o nosso tempo: A era da Informação Automática. Vivemos esse tempo, um tempo em constante transformação, em que as mudanças acontecem em altíssima velocidade. A vida e tempo se confundem e se misturam de uma forma impressionante. Basta percebermos o que aconteceu no mundo das tecnologias nos últimos trinta anos.

Vídeo: “visão de Futuro” http://www.youtube.com/watch?v=I-MyhIi1_j0

Mas a tentativa de se produzir informação automática não é privilégio dessa geração. Há muito tempo o homem vem investindo em novas possibilidades para fazer com que a vida se torne mais fácil, mais dinâmica e mais confortável

“A história do computador, ao contrário do que muitos podem imaginar, tem seu início há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, ou com pedras e gravetos, não dava mais para fazer cálculos...

Então foi criado, há aproximadamente 4.000 a.C., um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO - palavra de origem Fenícia”.

A tecnologia da informação vem se tornando, a cada século, mais rápida e mais precisa nas sociedades dos humanos. Os Gregos, por volta do século V antes de Cristo são os primeiros responsáveis pela sistematização da escrita e pela construção e desenvolvimento de todo pensamento ocidental. O surgimento da Filosofia, da Polis (cidade), da Política e da democracia, constituíram grandes avanços para a história e desenvolvimento do pensamento humano no Ocidente.

Em termos de inovações e de mudanças tecnológicas, o homem teve, em certa medida, grande resistência ao se deparar com o Novo.

Vídeo: “como abrir e ler um livro” http://www.youtube.com/watch?v=jj7At8xDa3k

Lidar com o computador, por exemplo, constitui para algumas pessoas um grande problema. Há certo medo ao enfrentar a máquina e manuseá-la com segurança e tranqüilidade. Daí a necessidade de superação e busca de formação e atualização nas novas tecnologias de comunicação e informação. O Analista de Sistemas precisa estar preparado para lidar com grande número de pessoas sem a mínima noção do que venha a ser um sistema de dados e com pouquíssimo ou nenhum conhecimento do mundo da Informática.

Voltando ao início da era Cristã, cinco séculos após o surgimento da Filosofia, Surge um novo jeito de pensar o mundo e a vida. Surge o mais brilhante dos pensadores, um homem que era capaz de penetrar na mente de outro ser humano, desvendar seus mistérios e desejos mais secretos. Ele foi o único homem capaz e scannear com precisão todas as imagens, informações e pensamentos, inclusive aqueles pensamentos ainda não pensados. Esse brilhante Cientista da comunicação e da informação era conhecido pelo nome de Jesus de Nazaré.

Neste período, o homem passa a ter acesso a um novo tipo de conhecimento e informação que ele ainda não conhecia. Jesus, o Verbo encarnado, é o responsável por essa grande mudança. Sua influência transformadora atravessou séculos e permanece até hoje, tão viva quanto era no seu tempo.

Hoje, continuamos a viver a realidade da mudança. Mas as constantes transformações e inovações tecnológicas pelas quais as sociedades humanas vêm passando têm como fonte uma só explicação: O cérebro humano, a máquina viva mais complexa, mais rápida e mais perfeita já conhecida pelo homem.

“Embora já há oito anos atrás, no ano de 2002, a IBM tenha criado dois supercomputadores muito semelhantes ao cérebro humano em termos de velocidade e ação. O primeiro supercomputador, "Asci Purple", poderá efetuar 100 bilhões de cálculos por segundo, ou seja, uma operação a uma velocidade de 100 teraflop (unidade de medida utilizada para calcular a velocidade de execução), semelhante à do cérebro humano”.

A inteligência humana encontra-se há trilhões de Anos-Luz de distância para conseguir produzir algo que possa chegar um pouco mais perto da perfeita máquina, o cérebro humano, produzida pelo Criador desde o princípio da Criação. O Analista de Sistemas ou o Cientista da Computação conhece de perto a complexidade e o funcionamento de um sistema operacional. Mas ficará Mais impressionado ainda ao imaginar a complexidade do cérebro humano, que pensou e fez, tanto a máquina, como os sistemas. Mas o mais fantástico ainda é pensar a mente daquele que foi responsável pela criação do cérebro humano em toda a sua magnitude e complexidade. Isso tudo nos deixa extremamente perplexos.

Podemos então afirmar que toda a tecnologia produzida pela Terceira Onda só tem uma explicação: Fomos criados conforme a imagem e semelhança do Criador, o Deus Todo Poderoso.

Mas essa imagem e semelhança ficaram comprometidas logo no princípio da Criação.

Lá no Princípio quando tudo começou, o Hardware e Software foram ligados e conectados em rede com o “Servidor Universal”, um supercomputador com a capacidade de Criar, Organizar, e Dirigir todo o Universo. Tudo começou a funcionar perfeitamente, quando algo inesperado aconteceu:

Um arquivo executável subitamente entrou no sistema com o seguinte nome: “seja igual da Deus.exe

A maravilhosa máquina humana cedeu à tentação, e ao clicar neste ícone que piscava insistentemente, foi invadida por esse arquivo executável, o qual foi direto para o HD e provocou um grande arranhão, interrompendo a comunicação com Servidor e alterando todo o funcionamento do Sistema. O maior prejuízo foi a sua imediata desconexão, além de todos os arquivos se desorganizaram e os caminhos das informações entrarem todos em conflito. E o pior de tudo: Este arquivo comprometeu o Processador, a Memória RAM, e ainda apagou o arquivo onde estava o caminho de volta para o Criador.

Como não deu tempo de estabelecer um ponto de restauração do Sistema, a imagem e semelhança do Criador não puderam mais ser restauradas completamente.

Mas o Criador desenvolveu um poderoso e exclusivo sistema antivírus deixando-o disponível no mais completo e o mais protegido do que qualquer site já conhecido. O endereço: WWW. Jesuscristoocaminhoaverdadeeavida.salvaçãoparavocê.eternamente

Esse antivírus tem a capacidade de deletar este executável e ainda restaurar todo o sistema operacional com proteção e segurança eternos. Se você não resolveu os problemas de funcionamento de sua máquina humana e de seu sistema operacional, acesse agora mesmo esse endereço e resolva uma infinidade de problemas pessoais que você já tentou resolver e não conseguiu. É por isso que algumas máquinas humanas continuam funcionando lentamente e incapazes de interagir com as outras máquinas, mesmo estando interligadas e conectadas entre si. Se essa é a sua condição, você precisa ser restaurado. O Criador quer ver você funcionando com era no Princípio. Mas para isso acontecer, a conexão precisa ser restabelecida junto ao Servidor Universal.

Agora uma última mensagem aos protagonistas da 3ª Onda. O futuro já chegou para vocês. Os computadores do futuro já estão ai e eles são parte do seu desafio. Seja o melhor que você puder. Ocupe as mais elevadas posições que você conseguir. Faça tudo para construir um mundo melhor. Mas nunca se esqueça de colocar Deus como o centro de suas realizações. E que Ele, o Deus Todo Poderoso te faça próspero em tudo o que você colocar a mão para fazer.

Vídeo: “Os computadores do futuro”:

http://www.youtube.com/watch?v=p4Wg0e6YrSk

Deixo para os novos Analistas de Sistemas, formandos da turma de 2011 pela Universidade Estadual de Montes Claros uma última mensagem em vídeo. Quero encorajá-los a seguir o exemplo deste homem em tudo o que forem fazer.

http://www.youtube.com/watch?v=KUCNhiVnzPU&playnext=1&list=PLE64757BC96534879&index=12

Não apenas admire. Acredite nele e faça dele o seu modelo de vida.

No mais, parabéns pela formatura, muito sucesso e que Deus abençoe a todos.

*Pastor Evanildo Ferreira da Silva

Igreja Batista Monte Sinai

Montes Claros, MG

19/01/2011

OBS. Sermão proferido no culto em ação de graças pela formatura dos alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, na Igreja Batista Monte Sinai, Montes Claros, MG.

Nenhum comentário: