sexta-feira, 13 de março de 2009

Muito mais que uma religião

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.
(2 TIMÓTEO, 4:7)

Num contexto de intensa efervescência religiosa, como se vê no Brasil e em boa parte do mundo globalizado, percebe-se em muitas instituições religiosas uma nova geração de fiéis buscado na força da instituição uma religiosidade que propicie maior realização espiritual. Assim, surge o que poderíamos chamar de “um novo modelo de cristianismo” adaptado aos anseios dos fiéis. Os ministérios, departamentos, pastorais, células, grupos familiares, encontros, projetos e programas diversos, têm sido uma tentativa de muitas denominações religiosas na busca de um maior envolvimento da comunidade da fé.

A experiência religiosa dos cristãos primitivos indica um grande contraste quando colocada ao lado do fenômeno religioso tão estudado nos últimos dias. Vivendo um cristianismo ainda não “domesticado”, não institucionalizado, a comunidade da fé, movida por uma experiência viva de conversão, se estabelecia numa religiosidade profundamente marcada pelo efetivo serviço espontâneo de uma fé relacional, contrastada ao rigor institucional da cultura religiosa judaica.

O apóstolo Paulo, que conheceu bem os dois lados dessa moeda, foi capaz de diferenciar uma fé centrada na força da tradição, daquela que fosse capaz de atender aos anseios mais profundos de sua alma. Foi a partir de um maravilhoso encontro com o Senhor Jesus que obteve o descortinar de uma revelação que todo o seu conhecimento acadêmico não havia sido capaz de propiciar. Foi nesse sentido que chegou a dizer: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”. (FILIPENSES, 3:7-8).

Embora tenha sido necessário o surgimento da instituição religiosa como elemento norteador e organizador das forças que permeiam a experiência da fé, têm-se verificado alguns rumores de insatisfação, tanto em meio aos fieis mais simples e sinceros, quanto nos bastidores dos “quartéis generais” de algumas instituições. Em especial, poderemos citar o cristianismo como objeto e palco dos citados rumores, uma vez que tem sido quase que inevitável não percebermos uma certa tensão circulando em muitos arraiais da cristandade.

Talvez tenha chagado o inevitável momento de se repensar o papel fundamental da verdadeira “religião”. É preciso ficar bem claro que, cada fiel ao encontrar-se genuinamente com esta verdadeira fé firmada na pedra fundamental que é Cristo, tornou-se devedor, não a uma mera força institucional, mas foi inserido na grande comissão onde a obediência ao serviço religioso é transferida do sentido horizontal para o vertical que é Cristo o Senhor.

Um cristianismo vivo é muito mais que uma religião. Nesse sentido, cabe a cada um que já tenha experimentado o Cristo ressuscitado descobrir a serviço de quem tem investido sua vida e energias. Tal descoberta poderá levar a uma sensação de angustia que provocará reações imprevisíveis, porem, necessárias ao bem estar espiritual. O apóstolo Paulo passou pela experiência dessa descoberta, e isso provocou nele uma mudança tão significativa que alterou todo o curso de sua existência. Ao final de sua vida foi capaz de seguramente dizer: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Será que poderíamos encontrar em nossos dias um número considerável de cristãos vivendo essa mesma experiência? Estariam estes em busca de muitos mais que uma religião?


Evanildo Ferreira da Silva.

36 comentários:

deosdete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deusdete disse...

Seminário Teológico do Norte de Minas

Profº: Pr. Evanildo

Aluno: Deusdete Soares Silva

Mais que uma Religião

No Brasil, e em boa parte do mundo, tem surgido uma nova geração de fieis, buscando na religião maior crescimento espiritual. Os pastores e lideres tem adotado meios para envolver os membros na obra do Senhor. Isto é valido, porque o mundo tem feito tudo o que pode para envolver as pessoas em suas atrações. Temos que ter cuidado para não sair dos padrões bíblicos.
O número e igrejas que tem levantado o mundo é assustador. Mais preocupante é o propósito pelos quais elas estão surgindo. Se o propósito fosse cumprir a ordem dada por Jesus Cristo, era muito bom, mas a maior parte delas não têm esse propósito.
Cristianismo é muito mais que religião, cristianismo é trabalho, é investir no reino, orado, indo e contribuindo. Sem preocupar com o crescimento porque o crescimento que da é o Senhor.

Evanildo F. Silva disse...

Olá Sem Deusdete,
Parabéns por sua participação. Gostaria que você aprofundasse um pouco mais em seu comentário.

Abraços, Prof. Evanildo

Evanildo F. Silva disse...

Olá turma,
Graça e Paz.

Estou aguardando os comentários deste texto.

Além do seu comentário sobre o texto, vocês deverão comentar sobre o comentário de pelo menos um dos colegas.

Abraços,
Prof. Evanildo

Unknown disse...

Nos dias atuais os seres humanos tem buscado na força da instituição um ligar-se não a Deus, mas sim aquilo que pode-lhe causar prazer ou satisfação, ainda que enganando a si mesmos dizendo encontrar-se com Deus.
Viver como a igreja primitiva atualmente é muito difícil, porque as instituições têm pregado não a fé, mas sim usado a fé como amuleto, ou seja, um instrumento de sorte a ponto de materializar a fé.
Enquanto a Bíblia fala em Mateus 16: 24 para carregarmos a cruz, que é a renuncia a nós mesmos, as instituições dizem que devemos viver para nós mesmos. Mateus 16: 25 diz que temos que perder a nossa vida, as instituições pregam que devemos achar a nossa vida neste mundo.
Mateus 16: 26 nos faz duas perguntas: Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em troca da sua alma?
Então é preciso que a igreja viva segundo a Bíblia e faça como Paulo diz em Gálatas 2: 20 logo, já não sou eu quem vive , mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Unknown disse...

Eu concordo com o irmão Deusdete por que tem surgido várias denominações que tem feito muito oba! oba! dizendo que são dons espirituais, mas que na verdade não passa de sensacionalismo. E devemos como disse o irmão Deusdete investir no reino, orado, indo e contribuindo.

Clea Silva -A serviço de Deus disse...

Muito Mais Que Uma Religião


As igrejas hoje passam por um momento de “inchaço” em seus templos, muitos são aqueles que buscam nas igrejas o conforto e a paz que tanto tentam “possuir” em seus dias. Mas o que realmente faz o homem buscar tais respostas nas igrejas?E, o que as mantém nesse “circulo” vicioso de busca as suas necessidades.
Se tais pessoas buscassem com sinceridade a Deus como a “resposta” para essa e demais perguntas e anseios em suas vidas, a igreja de Jesus hoje seria de uma forma deferente. Hoje o que mais se houve na maioria das igrejas são pregações sobre prosperidade, o detalhe relevante a esse fato e que a maioria das pessoas buscam igrejas que falem exatamente o que elas querem ouvir, e assim acontece o “rodízio” de muitos.
Algumas atem vêem a igreja mais como “point” de encontros e lugar de comercio, ao invés de lugar de reunir com outros para adorar, louvar e buscar experiências com o Senhor, percebe se na maioria das igrejas o esquecimento da essência do “primeiro amor”, amor esse que deve estar na mente e no coração das pessoas constantemente, e não só no momento de seu batismo e ou conversão.
A religiosidade predomina mais sobre o homem do que a busca continua e verdadeira de experiências com Deus, pois só buscando ao Senhor se pode achá-lo, e ele só se faz achar á aquele que o busca com sinceridade, e não por aqueles que vão a templos, buscando respostas para sua vida fria e morta.
Hoje se fossemos contabilizar uma porcentagem de pessoas que são realmente Cristãs, a somatória seria de se alarmar, pois, maior é o número de religiosos do que o numero de cristãos que realmente buscam caminhar, conhecer e anunciar o amor de Deus, mediante as muitas lutas, essas nem de perto próximo das vividas em tempos atrás por nossos antepassados, mas que amedrontam, e causam grande pavor e desistência de muitos, alem dos inúmeros caminhos “alternativos” oferecidos pelo mundo, muitos acham mais confortáveis não assumir compromissos “religiosos” acreditando que bastam apenas ouvir sermões e voltar pra casa, usando assim uma capa de santidade, enganando a si próprio.
Dessa forma fica o homem cada vez mais religioso e menos próximo de Deus.

Cléa Rodrigues 2º ano S.T.B.N.M.

Clea Silva -A serviço de Deus disse...

Reafirmo as palavras do irmão Werlan,concordo em sua visão teologica a respeito da situação em que hoje se é apresentada a igreja de Cristo,nós uma vez que dizemos ser cristãos,devemos pois então exercer nosso papel como tal ou seja reafirmar o que Paulo diz...

Gálatas 2: 20 logo, já não sou eu quem vive , mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Para que então "volto a dizer",não venhamos a ser religiosos vestindo capas de santidade,mas cristão em nossa maneira de ser e viver.


ClÉa Rodrigues 2º ano S.T.B.N.M

Josy disse...

SE OBSERVARMOS A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS E A VIDA QUE TEMOS VISTO MUITOS CRISTÃOS VIVEREM PERCEBEREMOS UM ENORME DEFERENÇA.HOJE ME DIA AS PESSOAS TEM PROCURADO UM EVANGELHO SUPERFICIAL, QUE SOMENTE SERVE PARA MASSAGEAR O SEU PRÓPRIO EGO.AS PESSOAS ESTÃO EM BUSCA DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS QUE TÃO SOMENTE AS FAÇAM SE SENTIM BEM.SE CONTENTAM EM VIVER UM CRISTIANISMO "MAIS OU MENOS", ENQUANTO AO OLHAR PARA A BÍBLIA NOTAMOS UMA OUTRA FORMA DE VER AS COISAS,UMA INTERPRETAÇÃO COMPLETAMENTE DIFERENTE DO QUE REALMENTE SEJA O EVANGELHO, O CRISTIANISMO-MUITO MAIS QUE UMA RELIGIÃO.

Josy disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM A DUDA QUANDO DIZ EM OUTRAS PALAVRAS QUE AS PESSOAS HOJE VÃO AS IGREJAS COM TODO E QUALQUER TIPO DE OBJETIVO, MENOS O DE VERDADEIRAMENTE ADORAREM AO SENHOR.
FAZENDO COM QUE AS IGREJAS PASSEM POR UM PROCESSO DE INCHAÇO ONDE OS QUE ENTRAM ESPERAM APENAS UMA IGREJA OFERECER UM EVENTO OU ATRATIVO DIFERENTE PARA IR PRA LÁ!
Josy STBNM 2 ano

Unknown disse...

Seminário Teológico do Norte de Minas

Prof°: Pr. Evanildo

Aluno: Helder Renato Alves

Mais que uma religião

A cada dia que passa, fica mais difícil de se achar em nosso meio cristão, pessoas dispostas á renúnciar as coisas deste mundo para viver uma vida plena nos caminhos de Cristo. Pois as nossas igrejas de hoje parecem mais um clube social do que um Santuario do Deus Altissímo!
As pessoas que dizem ser irmãos; muitos se esqueceram do sentido do perdão e do amor de Deus, e estão levando um evangelho falido e barato. Não estão dispostos a pagar o preço que o apostólo Paulo e muitos outros pagaram renunciando a tudo e entregando a suas próprias vida por amor a Cristo e a sua palavra da verdade.
Mais apesar de parecer difícil de encontrar em nossos dias cristãos autenticos e verdadeiros vivendo muito mais que uma religião como Paulo viveu, ha alguns testemunhos de pessoas dedicadas em buscar em primeiro lugar em suas vidas o reino e a justiça Divina.
Devemos viver uma vida que agrada a Deus, e não viver uma religiosidade, pois Cristo é muito mais que uma religião barata.

Unknown disse...

Eu concordo com meus amados irmãos pois precisamos viver para Cristo deixando todo o embaraço do mundo não conformando com as coisas deste mundo que são contrarias a palavra de Deus pois o que liberta o ser humano do pecado e do erro é a verdade em Jesus Cristo que é a única verdade.

Evanildo F. Silva disse...

A turma está de parabéns pela participação até aqui. é importante que todos participem e continuem interagindo deixando seus comentários e contribuindo para o crescimento de todos.

Abraços,
Prof. Evanildo

Jota Reis disse...

Jose dos Reis - 2º Ano STBNM
O que vemos hoje em dia é a preocupação das igrejas em ter mais números de menbros e não de verdadeiros fiéis. Muitas aceitam os novos convertidos do jeito em que estão, e isto está correto, porém, permite que eles continuem do jeito em que estão. Isto faz com que as igrejas fiquem cheias, porém, vazias de pessoas comprometidas com Deus e com o trabalho principal da igreja que é a adoração verdadeira ao Senhor.
Os novos convertidos não se preocupam em demostrar sua fé,tornando-se novas criaturas, desfazendo-se das coisa velhas para dar lugar ao Espírito Santo.
Os líderes também tem desviado o foco do seu principal trabalho: levar o pecador ao arrependimento e a salvação. Hoje muitos tentam tomar o lugar de Deus dando em seus sermões formas mirabolantes de se conquistar vitórias, diga-se de passagem, vitórias financeiras, materiais, saúde e em qualquer outra que seu ouvinte precisa. Nós esquecemos ou não percebemos que em todo o seu ministério Jesus nunca transformou pedra em ouro ou disse a algum pobre que ele agora seria rico ou não teria problemas. Apenas pregou o amor, o arrependimento e o perdão,salvando vidas e curando os enfermos.
Pecisamos rever nossos papéis dentro da igreja, pois se não, em breve teremos muito mais "religião" no mundo e muito menos verdadeiros fiéis.

geraldo disse...

O pastor Evanildo Ferreira da Silva de uma forma bem clara e verdadeira fez um relato da necessidade de retornarmos ao Evangelho de Cristo. T.L. Osborne em seu livro ganhando almas, comenta que um renomado ganhador de almas disse certa vez: "que a cruz seja levantada de novo no centro da praça, e não apenas na torre da igreja". Tudo isto nos leva a pensarmos sobre o momento que a igreja vem vivendo diante da efervescência religiosa. Fica no ar a pergunta: Temos sidos meros religiosos? Buscamos um novo modelo de servir a Cristo? Ou um cristianismo falsificado na qual a busca dos anseios dos fieis é o principal.
Diante desta realidade, ele nos leva a repensarmos no verdadeiro sentido da igreja nesta terra, no evangelho de João 15, o Senhor nos fala da videira que é Cristo, pela qual quem nela esta produz frutos independentes das ciecustâncias ou modelos adotados pela igreja. Nós cristãos precisamos estar vivendo a mesma experiência dos grandes homens de Deus como citado no texto a respeito do apostolo Paulo.

Geraldo Miranda
Turma: 2º ano do SBNM

30 de Março de 2009 10:22

geraldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente não existe comparação entre os cristãos primitivos e os comteporaneos, enquanto aqueles viveram uma experiência viva de profunda conversão se doando e se dispondo de seus bens e ate de sua vida para viver ou defender este cristianismo, os comteporaneos não querem se dispor e nem se sacrificar pelo mesmo.
Ao ler o livro a Era dos Martires de Justos Gonzales sentimos vergonha deste cristianismo que vivemos hoje: conveniente, interesseiro e muitas vezes longe do foco do verdadeiro cristianismo. Muitos hoje, querem apenas o Jesus da prosperidade, da benção rapida, da cura e ate mesmo da ascensâo social, mas o Jesus do jardim do Getsemani, o Jesus da via dolorosa e do calvario não. Acham que este Jesus não se enquadra nas teologias citadas acima.
Artigos como este nos alerta para o perigo de vivermos uma vida de religiosidade e esquecermos do verdadeiro sentido da palavra cristão(Cristo pequeno).

Aluna: Thelma Pereira Dos Santos
Turma: 2º ano- SBNM

samuel disse...

Será que a igreja deve continuar andando por este caminho da sedução "adaptando aos anseios dos fiéis" trazidos pelas novas espiritualidades, ou será que deve seguir o caminho originário? A igreja de hoje apesar de sustentar uma forte rigidez teológica, falta- lhe autoridade para defenir seus valores primordiais, como sendo Cristo a Pedra fundamental, como consequências, são frequentes as saídas de "crentes" que reiniciam processos de institucionalização que desemboca em novas igrejas, tem que haver mudanças, lentas ou rápidas para que haja um ajusta no padrão da religião. Às vezes ouço alguém comentar que é quase como se fosse necessário uma nova reforma protestante.

Carla Patricia disse...

O texto mais que uma religiâo relata bem a realidade da igreja nos dias atuais, onde os lideres religiosos vem procurando e desenvolvendo metodos para atrair fieis, buscando adequar a Palavra de Deus a seus meios. Muito diferente dos cristão primitivos que por sua vez de maneira simples e ousada pregavam o evangelho de Cristo genuinamente, não preocupavam em agradar pessoas, buscavam a comunhão uns com os outros, muitos entregando a vida em defesa da pregação do evangelho. O apostolo Paulo um grande exemplo de cristão, deixou claro que as conquistas humanas não podem levar uma pessoa a salvação, ele que tinha credenciais importantes em sua formação judaica, renunciou a tudo quando conheceu Jesus Cristo e os seus ensinamentos, prosseguiu em ensina-los por onde passava.
Boa parte dos cristãos hoje, vem buscando seus proprios interesses, buscam um reconhecimento humano, titulos, uma posição social elevada, uma vida finaceira prospera, distorcem o ensinamento genuino da Palavra de Deus, pouco se ouve falar em um evangelho de renuncia , de entrega, de comprometimento com a obra de Deus e pouco também se ouve falar de alguém que deixou algo por amor a Jesus Cristo. Esse texto nos faz refletir se somos apenas religiosos ou autênticos cristãos.

Aluna: Carla Patricia Soares
Turma: 2º Ano - STBNM

Carla Patricia disse...

Eu concordo com o irmão Werlan quando diz: que nos dias atuais as pessoas tem buscado na força da instituição um ligar se não a Deus, mas sim aquilo que pode causar prazer ou satisfação a elas ainda que se enganando, achando encontrar-se com Deus. Porque dentro das igrejas estão cheias de pessoas se intitulando cristãos, mas negam o cristianismo na sua maneira de viver.

Aluna: Carla Patricia Soares
Turma: 2º Ano- STBMN

crethops disse...

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO NORTE DE MINAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: DISCUPULADO
PROFESSOR: EVANILDO FERREIRA DA SILVA
ALUNO: IVAN LIMA – 2º ANO




Muito Mais Que Uma Religião


Muitos Cristãos estão andando em direção a Emaús, estão indo rumo a casa da naturalidade, não lembram da promessa feita por Jesus, não saiam de Jerusalém até que sejais revestidos de poder, por isso muitos estão saindo da casa da espiritualidade e indo para casa da naturalidade, se contentando com as quatro paredes do templo, estrutura de masa, pedra e tijolo, se contentando com os três dias que vão ao templo com os sessenta, noventa minutos que ficam ali dentro, enquanto isso lá fora escravos sofrem nas mãos do barão, dono da senzala, e quem irá até a senzala falar para os escravos que a carta de alforria já desceu do céu que o Rei já decretou na cruz abolição.
Não sabemos como os Cristãos modernos enxergam Jesus, ou se enxergam muitos tem visto Jesus como uma utopia, estorinha do bicho papão, nada mais do que um fantasia, outros o enxergam ainda dentro daquela sepultura fria, poucos o enxergam como Deus, vivo e ressurreto Jesus quer arrancar a roupa da religiosidade, assim como ele fez com Paulo ele quer fazer com todos, para que todos possam dizer como Paulo “ combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé ''

crethops disse...

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO NORTE DE MINAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: DISCUPULADO
PROFESSOR: EVANILDO FERREIRA DA SILVA
ALUNO: IVAN LIMA – 2º ANO




Muito Mais Que Uma Religião


Muitos Cristãos estão andando em direção a Emaús, estão indo rumo a casa da naturalidade, não lembram da promessa feita por Jesus, não saiam de Jerusalém até que sejais revestidos de poder, por isso muitos estão saindo da casa da espiritualidade e indo para casa da naturalidade, se contentando com as quatro paredes do templo, estrutura de masa, pedra e tijolo, se contentando com os três dias que vão ao templo com os sessenta, noventa minutos que ficam ali dentro, enquanto isso lá fora escravos sofrem nas mãos do barão, dono da senzala, e quem irá até a senzala falar para os escravos que a carta de alforria já desceu do céu que o Rei já decretou na cruz abolição.
Não sabemos como os Cristãos modernos enxergam Jesus, ou se enxergam muitos tem visto Jesus como uma utopia, estorinha do bicho papão, nada mais do que um fantasia, outros o enxergam ainda dentro daquela sepultura fria, poucos o enxergam como Deus, vivo e ressurreto Jesus quer arrancar a roupa da religiosidade, assim como ele fez com Paulo ele quer fazer com todos, para que todos possam dizer como Paulo “ combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé ''

Tom disse...

Aluno: Washington Flávio Piranga Soares.

Novos Tempos ou Mudança de Valores?

Nesses dias cada vez mais pessoas agem em busca de um algo mais em relação a Deus e a forma de buscá-lo e adorá-lo, mas pode-se considerar isso como um bom caminho?
Diversas idéias, muitas atitudes, projetos... Muitas vezes a idéia de buscar a Deus tem sido mostrada de forma errada em nossas igrejas. Muitas vezes volta-se à idéia de que há algum tipo de atitude a se fazer para chegar a Deus, enquanto esquecemos que só há um mediador entre nós e Deus: Jesus Cristo, conforme 2 Tm. 2:5. Muitas vezes, tudo aquilo que se prega de que não há outro capaz de nos levar a Deus a não ser Jesus, é praticada.
Deus é um deus que faz as coisas de forma simples, e assim também deve ser a forma de buscá-lo. Se Deus se mostra a seu povo de forma simples, seu povo não precisa de buscá-lo de forma tão complicada.
Hoje é muito comum a prática de campanhas, novas doutrinas e é cada vez mais comum a implantação de práticas no mínimo estranhas, como algumas formas de espiritismo e seitas... Alguns não estão se desviando do verdadeiro caminho?
O crescimento do evangelho tem se confundido com o aumento das igrejas. Muitas vezes as igrejas tem estado cheias de pessoas vazias. Não é isso que o Senhor Deus quer. O verdadeiro evangelho não deve se perder com vem se perdendo o mundo.

Tom disse...

Aluno: Washington Flávio Piranga Soares.

Mais que uma religião

Conforme a Ir. Cléa, reafirmado por mim em comentário, as igrejas hoje vivem esse verdadeiro "inchaço" onde muitas vezes não se busca mais a Deus, mas sim à satisfação das próprias necessidades. O materialismo, conforme diz o Ir. Werlan, e o imediatismo está tomando conta da busca pelo Senhor. Muitas vezes não se busca mais a Ele, mas o que Ele pode fazer. Na Igreja Primitiva se buscava mais a Deus e, talvez por isso, Ele se deixava encontrar de forma maior (Jr. 29:12-14).

Carlos Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evanildo F. Silva disse...

Olá pessoal,
Graça e Paz.

A participação de todos neste forum tem sido muito importante. Alguns alunos, no entanto, ainda não apareceram. Estimulem os colegas a se envolverem mais.

Um recado para a Adriana: Você está postando seus comentários em outro ambiente. Faça suas postágens no local indicado.

Abraços,
God is Good - all the time!!!

Prof. Evanildo

leo02 disse...

Jesus deixou para nós um Grande Mandamento em Mateus 20.19, que diz : "IDE", OU SEJA, que devemos ir por todo o mundo pregar o evangelho a toda a criatura,ensinando-os, batizando-os e discipulando-os. Pregar o Evangelho não é nada facil, principalmente quando os cristãos são perseguidos, torturados, massacrados, para que o nome de Jesus não fosse pregado. sabemos que tudo isso é propósito de Deus, nada acontece por acaso. Portanto a historia do Cristianismo fara entendermos os propósitos de Deus em nossas vidas. Não foi por acaso tantas mortes, perseguições, homilhações, creio que tudo isso fará entendermos que mediante as lutas e perseguições, não devemos pará de anunciar Jesus Cristo aos perdidos. Porque a Bíblia diz em Lc 19:10, que o Filho do Homem veio Buscar e Salvar os perdidos.É nossa obrigação anunciar a toda criatura os planos de Salvação, apesar que, poucos estão fazendo isso, poucos de fato, estão preocupados com os perdidos, poucos estão tendo um sincero compromisso com o Reino, poucos estão investindo na Gloria Eterna, são poucos que vivem o cristianismo semelhante a que Paulo e outros pregadores e Herois da fé viveram, são poucos que buscam um verdadeiro cristianismo, poucos estão dispostos a morrer por Cristo Jesus nosso Senhor.

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO NORTE DE MINAS
SEMINARISTA: LEONARDO SANTOS BARBOSA
2º ANO 2009

leo02 disse...

Concordo com o irmão Jota Reis, algumas igrejas estão preocupadas em encher seus templos, sem se preocupar com a qualidade que deveria ter, alguns lideres estão de fato perdendo seu foco, estão atirando onde apontam seus narizes, estão buscando atalhos mais faceis de chegar,os fieis sem compromissos, sem um verdadeiro propósito, sem algo e é por isso que Jesus ainda não veio buscar o seu povo, pois o que de fato os fieis lhe apresentaria? Precisamos rever isso!

Unknown disse...

trcarlos roberto stbnm

Nos dias de hoje as igrejas tem buscado em crescimento, mas para isso nao tem pregado o evangelho verdadeiro de cristo.Vemos a pregacao de um evangelho muito facil,onde os crentes nao terao dificuldades.A prosperidade eo sucesso sempre estarao juntos com o cristao.Isto e totalmente contrario ao que cristo ensinou aos seus seguidores "Nao penseis que vim trazer paz a terra. Nao vim trazer paz, mas espada."(Mat10:34).Espada e sem duvida muita adversidade, perseguicao,luta,e tudo o crente podera passar.
Jesus jamais chamou alguem e lhe fez promessas de ter riquezas e glorias aqui no mundo.Certa vez Jesus ia passando com os seus discipulos e alguem lhe disse:"Senhor seguir-te-ei para onde quer que fores.Jesus respondeu:As raposas tem covis,e as aves do ceu ninhos,mas o filho do homen nao tem onde reclinar a cabeca (LUCAS 9:57-58).
O foco de Jesus era tocar na alma da pessoa, era falar da salvacao que Deus estava dando ao mundo atraves do seu filho.Entao as iguejas vivem prometendouma coisa que Jesus nao prometeu e as pessoas por falta de conhecimento das escrituras acreditam e depois ficam decepcionadas com a igreja, com o pastor e com Jesus,por nao ter alcancado a prosperidade desejada.Estes crentes foram mal ensinados,nao receberoam o verdadeiro evangelho de Cristo,pois o evangelho de cristo e transformador,aquele que o recebe, se torna uma nova criatura, vem o que vier, ele esta sempre firme em cristo.

Unknown disse...

carlos roberto - stbnm

Concordo com a irma Carla, os cristaos de hoje sao totalmente diferentes daqueles da igreja primitiva que pregavam um evangelho genuino. Eles estavam dispostos ate morrer por amor a cristo e nao pensavam apenas em si proprios,mas nos outros,nos interesses do proximo e com isso a igreja crescia todos os dias

Deusdete disse...

Diante do comentário do pr. Geraldo Miranda sobre o tema mais que uma religião quero comentar os dois pontos interrogativos do seu comentário. Temos sido meros religiosos? Buscamos um novo modelo de servir a Cristo? Ou um cristianismo falsificado na qual a busca dos anseios dos fiéis é o principal? Foi duas interrogações importantes, porque Jesus não deixou uma religiao, Ele deixou um reino para ser estabelecido na terra, e a melhor forma de estabelecer este Reino é o discipulado. Não podemos esquecer que nós fomos criados para servir a Deus em adoração, com a entrada do pecado, o trabalho foi multiplicado de todas as formas para voltarmos a sermos verdadeiros adoradores. O proposito de Deus é o mesmo,e nesse proposito Ele investiu a vida do seu proprio filho.

Aluno: Deusdete soares- turma 2º ano

gilson disse...

Gilson Abreu disse...No mundo em que vivemos a igreja tem vivido um evangelho diferençiado do que a igreja primitiva , hoje ouvimos mensagens apenas para massagear o nosso ego e quando Deus usa o pastro para pregar contra o pecado muita gente não aceita. Sem contar que muitos lideres querem apenas quantidades de fiéis não se preocupando com a transformação de vida dos mesmos ,o cristianismo é e sempre sera mais que uma religião .Devemos lutar pelo mesmo proposito ,povoar o reino dos céus com verdadeiros cristãos transformados pelo evangelho de cristo.

Unknown disse...

OI EVANILDO ESTE BLOG FICOU MUITO LEGAL EU GOSTEI MUITO ASSIM APRENDO SOBRE NOVOS ASSUNTOSE TAMBÉM APRENDO MAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE E ISSO É MUITO LEGAL .EU ACHEI DEPOIS DO PLANTIO DAS ÁRVORES AS PESSOAS FICARAM MAIS INTERRESSADAS EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
HELEN CRISTINA OLIVEIRA .7BRANCA
02 DE AGOSTO DE 2009

Unknown disse...

OI EVANILDO ESTE BLOG FICOU MUITO LEGAL EU GOSTEI MUITO ASSIM APRENDO SOBRE NOVOS ASSUNTOSE TAMBÉM APRENDO MAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE E ISSO É MUITO LEGAL .EU ACHEI DEPOIS DO PLANTIO DAS ÁRVORES AS PESSOAS FICARAM MAIS INTERRESSADAS EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
HELEN CRISTINA OLIVEIRA .7BRANCA
02 DE AGOSTO DE 2009

Unknown disse...

oi.... professor e mayara da setima laranja!!!
uee... professor acho q fiu a unica q não entendi esse texto sera q vc poderia me explicar melhor????
espero a sua resposta.

Unknown disse...

oi... evanildo e mayara da setima laranja!!!
ueee.. professor acho q fui a unica aluna q não conseguiu entender esse texto será q vc poderia me explicar melhor??
espero a sua resposta
ass:setima laranja.