quinta-feira, 4 de junho de 2009

O meio ambiente e a sustentabilidde

Estimular o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos; assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.
Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente (suas emissões) e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las; garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem. Mas, como se faz par calcular essas emissões? Na verdade é uma conta bem simples; basta calcular a energia elétrica consumida pela família; o número de carros e outros veículos que ela utilize e a forma como o faz e os resíduos que ela produza. A partir daí; cada família poderá dar a sua contribuição para promover práticas e procedimentos que garantam a devolução à natureza de tudo o que usaram e, com essa ação, gerar novas oportunidades de redá e de bem estar social para sua própria comunidade.
O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações

futuras.http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/meio-ambiente-sustentabi

Questões para discussão

Proponha soluções para:

1. Luzes acesas durante o dia
2.Lixo produzido: Orgânico - Papel - gasrrafas pet - plástico - metal - vidro.
3. Sacolas plásticas
4. Desperdício de água

60 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

devemos estimular as pessoas para a reciclagem, e o aproveitamento com cascas,folhas e talos.e que do desenvouvimento de cusos,palestras setudos falandso mais de como aproveitarmos desses materiais. renan borges silva 7ªbranca

Unknown disse...

gostei muito do texto!
Fala que é bem simples ajudar o planeta, com medidas bem simples como por exemplo reciclar o lixo,
evitar o uso execivo de agua!!!
se cada um fizer um pouquinho ja vai uma diferença grande no nosso planeta.
jaqueline ferreira costa
8 lilas

Roberta disse...

Gostaria de contar com a participação de todos os alunos do CAIC no blog, pois estamos tratando de um assunto que envolve a nossa mudança de atitude em relação ao destino da vida na Terra. Participem!!! Professora Roberta Figueiredo

Unknown disse...

Gostei muito do texto.Ele nos ajudaa cuidar do Meio Ambiente.Estou feliz em poder ajudar a cuidar da nossa terra.

Unknown disse...

Gostei muito. é muito interesante
e ainda concientiza as pessoas, a nao poluirem, a nao desmatarem, etc.
E se todos ajudarem mesmo que tarde ainda há chances de salvar o planeta, então vamos todos precervar... cuidar da nossa natureza... enfim do meio ambiente...

Nome: Laura Soares Silva
Série: 7ª Branca

Unknown disse...

Eu gostei muito do texto!...
ele nos encina que nao devemos jogar lixo nos rio,nas praças.Eu achO que so campanhas nao reciclao rios,florestas e etc.Nos temOs q colaborar com o Meio Ambiente temos que reciclar jogar lixo no lixo,as pessoas tenhem q se concientizar que o planeta ta assim por nossa causa!...
Nome:Larissa Soares Silva
Serie:7ª Branca Sala:8
Prof:Roberta

Unknown disse...

Devemos saber preserva a natureza pois sem ela ñ somos nada nos dependemos dela mais ao msm tempo estamos destruindo ela.
É tao facil ajudar a preserva fassa sua parte q o planeta te agradecerar.

Unknown disse...

temos que deixar todas portas e janela abertas durante o dia pra iluminar a casa sem precisar acender A LUZ.
concientizar as pessoa que a reciclagem e um meio que devemo adquiri no nosso dia-a-dia , devemos utilizar meios de materias reciclaveis descartando as sacolas plasticas .
diminur o uso execivo de água em tudo que usamos em execeso , aproveitar a água da chuva para lavar a calçada, casa, carro e etc.





ass: MARCO FELIPE MENDES DA SILVA
8 ANO A
ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO ESTEVES RODRIGUÊS.

Unknown disse...

Achei esse texto muito complexo e interessante.
Se todos nós tomarmos atitudes como essas poderemos ter um mundo bem melhor.
Isso é o mínimo que podemos fazer.
Tudo que pudermos fazer para nos redimir diante de tanto abuso à natureza se espelhará em nosso dia-a-dia,trazendo melhores condições de vida a toda a população mundial,sem precisar de agredir a natureza.
**RAYSSA DE LUAR OLIVEIRA DIAS**

Raíssa disse...

devemos estimular nossas familias para o prantio de arvores,reciclagem dolixo etc para assim poder fomentar a sustentabilidade e conservaçao do meio ambiente,para assim garantir uma vida melhor e mais satisfatoria para as rpoximas geraçoes. EMILY RAISSA.8 VERDE

Evanildo F. Silva disse...

Olá turma,

Parabéns pela participação.
É importante discutirmos também as questões propostas no final do texto.

Estimule os outros colegas a participarem desssa discussão.

Abraços,
Prof. Evanildo

jessica disse...

.gostei muito do texto bastante complexo e interressante.
pois se todos nos nos concientizarmose passarmos a tomar algum medida podemos contribuir para um mundo melhor.
tudo que estiver ao nosso alcançe,para diminuir o abuso da natureza(desmatamento,emissao de gases poluentes)TRAZERA PARA NOS SERE HUMANOS,BENEFÍCIOS AO NOSSO DI-DIA..
MELHORANDO NOSSA CONCICOES DE VIDA,E PROTEGENDO O NOSSO PLANETA PARA AS AS FUTURAS PESSOAS QUE VIRAOO.

JESSICA RAYANE RIBEIRO SANTOS..



oitava branco

Vinnícius disse...

Gostei muito. O texto é ótimo. Precisamos cuidar do meio ambiente porque várias pessoas virão e elas precisarão dele.
Vinícius - 8ª Série A

Unknown disse...

Temos que estimula as pessoas a economizarem, e incentivalas à adotar mètodos que não prejudiquem o meio ambiente.Com todos colaborando para preservar o meio ambiente ele vai durar mais e todas as gerações futuras poderam usufruir do mesmo.
LARISSA ELLEN A. RODRIGUES
8ªVERDE

Unknown disse...

devemoss estimular as pessoas para a reciclagem pois sem a natureza nao podemos viver,o reaproveitamento dos materias como plastico,papel e etc tudo pode ser reaproveitado gente vamos cuidar mais do nosso meio ambiente

depor disse...

OLÁ EVANILDO GOSTEI MUITO DESTE SITE,ELE TEM COISAS ENTERESANTE PARA AJUDA AS PESSOAS A SI CONSCIENTISAR E REFLETI DO QUE ESTA ACONTECEDO..............

NAGILA GONÇALVES
9 ANO "A"

depor disse...

OLÁ PROFESSOR,GOSTEI MUITO DO SEU SITE,OS TEXTOS SAO MUITO INTEREESSANTE,E UM MODO DIFERENTE DE APRENDER FAZENDO UMA COISA MUITO INTERESSANTE QUE É NAVEGAR NA INTERNET...........
Emanuele CARDOSO
9 ANO "A"

Unknown disse...

E Meu caro Profesor gostei muito do texto e da enquete sao pontos de vista muito interesante pois se todos levassem mais a serio tudo o q esta no texto com certeza seria um impaquito menor que a natureza iria sofre pois devemos sim fazer a nossa parte preservando e cui8dando do meio ambiente porque afinal de comtas ele e o lugar q vivemos e se colaboramos para destruilo nao teriamos outro para viver pois Deus nos entregou um so porisso q devemos preservar e concientizar os demais para que todos fiquemos em um so prosito e unidos pois assim como uma linha so e facil de quebrar mas varias juntas se tornam e imposivem de se quebrar asim somos nos se nuca tomarmos uma iniciativa para preservar o meio ambinte seremos facil mente vencidos mas quando unidos comseguimos comcluir o nosso objetivo que e concientizar e traser toda essa minha teoria a pratica pois assim tenho a covicção que iremos conseguir da de erança para nossas geraçoes futuras um mundo melhor e mais bem cuidado e assim deixando um rastro no mundo uma grande arte literalmente que e a preservaçao de nosso dbelo planeta no qual Deus nos deixou por erança!!!!!!!!!
assim deixo um apelo no ar preservem,recicle,jogue o lixo no lixo,nao desmate;eu sei q sao coisas q muitos podem achar brega chato pequenas de mais;mas elas fazem muita diferença,e sao pequenos atos que mostram grande obras..........

Iara e Daniele
8° ano A

vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

01-Deixar as luzes apagadas,e usar a luz natural(solar).
02-Separar todo o lixo,e colocá-los em sacolas diferentes...mas,aproveitar as cascas das verduras e frutas,e o que aproveito.E o vidro colocá-lo em garrafas pet para não machucar ninguém.
03-Usar com moderação,quando for á feira é bom levar uma sacola de linha,mas sempre preferir caixas de papelão,saquinhos de papel, ou coisa parecida.
04-Deixar torneiras bem feixadas,não demorar debaixo do chuveiro,etc.

Unknown disse...

olá,professor Evanildo...
Nós gostamos muito desse texto,pois ele nos ajuda a se concientizar cada vez mais a cuidar do planeta com muito cuidado.
Pois tudo que pudermos fazer para nos redimir diante de tanto abuso á natureza,com tudo isso deixamos nosso comentario no ar para que preservem,reciclem,jogue lixo no lixo e por fim não desmate.
Porque só assim teremos um planeta melhor para se viver!!!!!!!!!!!

ESTEFANNY E BRUNA DO 9 ano "A"

Unknown disse...

Eu achei muito interessante esse texto "O MEIO AMBIENTE E A SUSTENTABILIDADE"!
Porque ele fala que temos que preservar o nosso meio ambiente para o dia de amanhã.
Eu tambem acho que devemos preservar muito o meio ambiente, porque o meio ambiente não é só meu, não é só seu, é de todos nós e de todos que viram depois de nós.
Há muitas formas de preservar o meio em que vivemos e nós podemos fazer isso sem nenhuma dificuldade é muito fácil só basta querer. Não temos que pensar assim:Ah!ele não preserva o meio ambiente eu tambem não vou preservar.Não devemos pensar assim, temos que pensar,agir e fazer com que as outras pessoas tambem adotem o ato de reciclar.
É muito importante ajudar o planeta mesmo que cada pessoa fassa um pouquinho, mais mesmo assim ajuda muuuuito mesmo...
Eu estou fazendo a minha parte ii vc já fez a sua?
Amanda Souza Souto
8º Azul
Escola Municipal Dominguinhos Pereira-CAIC Maracanã

Roberta disse...

Continuem participando. É muito importante saber que os nossos alunos estão se interessando e procurando alternativas para vivermos de forma sustentável e em harmonia com a natureza. Abraços!!!
Professora Roberta Figueiredo

Unknown disse...

1ºFazer uma casa com mais janelas,color mais portas e janelas com vidro para a entrada de mais luminozidade.
2ºFazer a reciclagem onde poderam ser reaproveitadas.
3ºacabar com as sacolas plasticas
utilizanda as de pano.
4ºNão deixar a água pigando nas torneiras,evitar o uso das mangueiras e optar pelos baldes ,ao tomar banho ou escova os dentes desligar a torneira.
E DENTRE OUTROS MEIOS PARA SE EVITAR O DESPERDICÍO DE ÁGUA.

Unknown disse...

AS RESPOSTAS ACIMA SÃO DE
LARISSA ELLEN
8ªVERDE

Unknown disse...

1.Quando deixamos a luz acesa de dia estamos fazendo o uso excecivo de energia.Então para isso use a luz do sol como fonte de energia durante o dia.
2.Separar cada um e colocar na coleta seletiva de lixo.
3. No lugar de sacolas plasticas use sacolas de pano pois sacolas plasticas poluem o meio ambiente e são feitas de fonte não renovável: o petróleo.
4.Para acabar com o desperdicio de água siga os seguintes passos:
a. No caso de usar o vaso apenas para urinar, dar descarga apenas após o segundo uso;
b. Ao lavar os passeios da sua casa, utilize vassoura no lugar do jato de água;
c. Em lugar de calhas, plante grama em vota da casa para que boa parte da água infiltre no solo;
d. Instale chuveiro solar em sua casa, a humanidade agradece, pois as hidrelétricas utilizam muita água para produzir a energia elétrica
e. No banheiro não jogue papel no vaso, além de entupí-lo, você estará poluindo os rios;
f. Opte por produtos de higiêne pessoal ou domésticos, que não agridam os mananciais;
g. Adote rotinas de reaproveitamento de água;
h. Verifique se não há vazamentos na tubulação;
i. Ao aguar as plantas, faça em horários de menor temperatura, evitando assim o desperdício por evaporação;
j. Tome banhos mais rápidos.

Unknown disse...

eu que a informatica ajuda na aprendisagem dos alunos eque todos deveria ajudar a cuidar do meio ambiente allef jhone 9'ano a

jessica disse...

para.evitar as luzes acesas durante o dia,
devemos usar apaens a luz do sol, como fonte de energia,diminuindo o caonsumo de energia, estaremos contribuimos tambempara,diminuir o consumo exsessivo de água.
.´devemos separar o lixo,e clolocar na coleta seletiva de lixo,levar as garrafas pet de preferencia em ponto de reciclagem.
.devemos acabar com o consumo de sacolas plasticas, ao ir o supermercado uasr , de preferencia sacolas de pano..
para acabar com o desperdiçio de agua
devemos tomar banho mais rapido,
lavar toda a louça para depois enxaguar,
evitar lavar carro com mangueiras
usar a agua apos lavar as roupas para lavar pasaeios etc...
assim vc estara contribuindo para o mundo melhor..

jessica rayane
oitava branca

Leonardo garvone disse...

Temos que concientizar as pessoas a diminuirem o osu de poluentes.
E tanbém, não deixar luz acesa sem nescecidade.
Fazer com que as pessoas reciclem o lixo para evitar o acumulo de lixo e estimular a populção
Uma solução pra a puluição plantio de arvores,e a diminiução de poluentes./leonardo garvone 8ºazul.

Leonardo garvone disse...

Temos que concientizar as pessoas a diminuirem o osu de poluentes.
E tanbém, não deixar luz acesa sem nescecidade.
Fazer com que as pessoas reciclem o lixo para evitar o acumulo de lixo e estimular a populção
Uma solução pra a puluição plantio de arvores,e a diminiução de poluentes./leonardo garvone 8ºazul.

Unknown disse...

gostei muito do texto!
Fala que é bem simples ajudar o planeta, com medidas bem simples como por exemplo reciclar o lixo,
evitar o uso execivo de agua!!!
se cada um fizer um pouquinho ja vai uma diferença grande no nosso planeta.
Ele nos ajudaa cuidar do Meio Ambiente.respostas;1-abrir portas e janelas e deixar a luz do sol entrar,2-reciclar,3-usar as sacolas para colocar lixo,4-ao ensaboar, escovar os dentes,fechar a torneira.

Unknown disse...

respostas;1-abrir portas e janelas e deixar a luz do sol entrar,2-reciclar,3-usar as sacolas para colocar lixo,4-ao ensaboar, escovar os dentes,fechar a torneira.**RAYSSA DE LUAR OLIVEIRA
DIAS**

Unknown disse...

IAI PROF GOSTEI MUITO DO SEU BLOG EU APRENDI MUITO COM AS COISAS QUE VOCE ESCREVEU AQUI
-abraços-
FARNEY
oitava azul

elyanhy disse...

o texto e otimo. devemos usar sempre os tres rs:reduzir oconsumo,reciclar,reutilizar. assim havera mais vida na terra. raquel karen 9a escola estadual deputado esteves rodrigues

Unknown disse...

Gostei muito sobre "Quem conheçe Ama e quem ama cuida"
*Flávio Henrique 8ªlilas

Unknown disse...

cuidar e sempre bom devemos preservar a natureza pq quem ama cuida"e ela agradeça
Carla Tatiane 8ª lilas

Unknown disse...

devemos saber preservar a natureza fazer a coleta seltiva, devemos tambem estimular as pessoas para a reciclagem pois sem a natureza nao podemos viver

Rogger disse...

1. Luzes acesas durante o dia
Procurar uma claridade natura, deixar as janelas e cortinas abertas.
2.Lixo produzido:
Orgânico: reutilizar cascas e sementes de frutas , verduras e legumes através de sucos, bolos, biscoitos, alem de outras coisa como adubos
- Papel: reciclar para que seja utilizado novamente
- garrafas pet: reciclar fazendo novas embalagens, criar objetos , brinquedos e ate mesmo decoração
- plástico: reciclar e sempre que possível utilizar o mais o papel que o plastico
- metal e - vidro.
Utilizar a reciclagem universal
3. Sacolas plásticas
Fazer a caixas, sacos de papel ou ate mesmo de tecido.

4. Desperdício de água
Tubulações inteligentes e econômicas, não demorar no banho, não lavar calçadas, veículos com mangueira e sim com baldes, fechar a torneira enquanto escova os dentes, enxágua as vasilhas

ROGGER RHOAN 7ª BRANCA

gta disse...

1. Luzes acesas durante o dia
2.Lixo produzido: Orgânico - Papel - gasrrafas pet - plástico - metal - vidro.
3. Sacolas plásticas
4. Desperdício de água
respoatas

1-prejudica muito o orçamento da casa

2-tem que recicla quando puder e não deixa em qualquer lugar

3-tem como recicla mais hoje muitas pessoas não tem consiencia com os materiais reciclaveis

4-da qui á alguns anos não vai ter como consumir mais a água como está o mundo de hoje por causa da poluicão do meio anbiente e da agua

ass:jefferson nunes da silva, elber pereira de sousa

9ºano:a

escola estadual esteves rodrigues

gta disse...

1. Luzes acesas durante o dia
2.Lixo produzido: Orgânico - Papel - gasrrafas pet - plástico - metal - vidro.
3. Sacolas plásticas
4. Desperdício de água
respostas
1-prejudica o pla
neta
2-se não reciclaveis prejudica o solo
3-demora muito tempo para se decompor
4-daqui alguns anos não teremos água.

Unknown disse...

Achei muito iteressante a parte de como cuidar dos alimentos que nao servem mais para comer
e a parte da energia do carro etc.
Gostei muito do texto ele e muito interessante ...

Ronne Felipe
8ª lilás

Unknown disse...

luzes:As pessos tem que se conscientizarem que a energia é gerada pela agua massim a cada dia que passa ela fica mais escarssa.
lixo organico:Nossa como todos nós sabemos da para reaproveitar e como.Como "Adulbom organico e suas plantaçoes ficaram bem melhores e irao agradecer.
as sacolas:Todos nos ja vimos nos dias atuais que vamos dizer"Voltou a moda das sacolas de pano"uma ótima idéia que ajuda a preservar rios nossos riosnascentes e etc.
agua:Nossa fonte de vida de saude de existencia gente ja estamos cansados de saber que a agua doce estar ficando escarssa entao por isso temos que tomar providencias porque se nao quem vai escarssa somos nos mesmos como diz"Estamos cavado nossa propria sepultura"
Temos que nos conscientizar que esse e o nosso maior bem entao vamos a umae regrinhas basicas:
*quando for enssaboar feiche o chuveiro
*lave o paaseio com o balde mangueira mais nunca.
FAZENDO TUDO ISSO O NOSSO MUNDO AGRADECE.
BjOo prof Roberta E Evanildo
Tâmara 8º LILAS

vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1ºFazer uma casa com mais janelas,color mais portas e janelas com vidro para a entrada de mais luminozidade.
2ºFazer a reciclagem onde poderam ser reaproveitadas.
3ºacabar com as sacolas plasticas
utilizanda as de pano.
4ºNão deixar a água pigando nas torneiras,evitar o uso das mangueiras e optar pelos baldes ,ao tomar banho ou escova os dentes desligar a torneira.
E DENTRE OUTROS MEIOS PARA SE EVITAR O DESPERDICÍO DE ÁGUA.

vinicius disse...

acho que as pessoas tem que se concientizarem de que o meio ambiente e a natureza sao os nossos bens mais preciosos e se nao os preservarmos ele e nos acabaremos.temos todos que"abraçar" esta causa.
vinicius 7 laranja

sarah disse...

Comentário:

O texto nos estimula a pensar no que fazemos para preservar o meio ambiente... Nos conscientiza a reaproveitar e reciclar o lixo. E acima de tudo informa algo muito importante: tudo que fizemos ou ainda faremos gerará um impacto no meio ambiente que nos cerca...

Respostas:

1- Abrir as janelas e apagar as luzes, faz bem para a saúde, para o meio ambiente e para o bolso também.

2- Separar o lixo; reciclar o que for possível e os materias que não se reciclam domesticamente, colocá-los na rua separadamente para a coleta. Nunaca jogar lixo nos locais indevidos como, por exemplo, nos lotes vagos.

3- Reutilizá-las sempre, usando-as para colocar o lixo, guardar objetos e não jogá-las fora sem que haja extrema necessidade.

4- Sem água não há vida!!! Usar somente a quantidade necessária, não ficar horas no banho, não lavar a calçada esbanjando água; utilizar o mínimo possível. Quanto mais água utilizarmos agora, mais faltará no futuro.

Abraços...
Sarah Caetano Nunes 9º "A"
Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues.

Nayara Sáfady disse...

~ Eoo adooreii o blog. mostraa o valor da natureza , e aiindaa fala sobre religião. isso é mt iimportantee paraa as pessoas tereem conciência da vida humana , e da vida de outros seres'.

vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
daniel disse...

achei muito enteresante o texto porque desse geio vai acabando o aquesimento global do mundo

Unknown disse...

eu rosangela thais 7 BRANCA achei muito interesante esse texto porque ensina as pessoas como le dar como o nosso planeta e fazer dele cada vez melhor entao preserve

Unknown disse...

eu elizangela tayiany da 7 serie branca achei o texto muito importante porque mostram como devemos cuidar do ambiente

Anônimo disse...

devemos para de destruir a natureza para nao aumentya o efeito estufa

Anônimo disse...

Achei esse texto muito complexo e interessante.
Se todos nós tomarmos atitudes como essas poderemos ter um mundo bem melhor. Devemos saber preserva a natureza pois sem ela ñ somos nada nos dependemos dela mais ao msm tempo estamos destruindo ela.
É tao facil ajudar a preserva fassa sua parte q o planeta te agradecerar.
LUIS FELIPE 7°BRANCA<<<<<<<<<<<

bruna del disse...

adorei o texto alem de nos ajudar a concientizar aqueles que nao sabem revemos nosas proprias atitudes quanto ao meio ambiente...

Unknown disse...

devemos conscientizar pois esse planeta precisa de ajuda,esse texto fala um pouco, mas devemos fazer mais pelo nosso planeta.
proteje seu planeta!!!!!

claudio victor s. leão 7 branca

Unknown disse...

muito interessante

preserve o nosso planeta

claudo victor 7 branca

Unknown disse...

Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.

Unknown disse...

Eu gostei muito do texto!...
ele nos encina que nao devemos jogar lixo nos rio,nas praçasEu gostei muito do texto!...
ele nos encina que nao devemos jogar lixo nos rio,nas praça
assim deixo um apelo no ar preservem,recicle,jogue o lixo no lixo,nao desmate;eu sei q sao coisas q muitos podem achar brega chato pequenas de mais;mas elas fazem muita diferença,e sao pequenos atos que mostram grande obras......



"""GOSTARIA DE AGRADESER O PORFESSOR EVANILDO"""



("*")ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO ESTEVES RODRIGUES("*")


"*"8ª ANO B "*"
"JAINE PEREIRA ANTUNES