terça-feira, 27 de novembro de 2007

Seguindo o exemplo

30 comentários:

Márcia Frota disse...

Uma atitude pode mudar o mundo. O que estamos fazendo com nossas crianças? A escola é e será sempre um local de exemplos. Nossa responsabidade é muito grande. Nós professores somos tb exemplos. Professor que grita...aluno tb.
Professor que diz sempre não...aluno tb
Professor sem brilhos nos olhos...aluno tb.
Professor que não crê que a escola promove o individuo com ser único, com seus sonhos e boa vontade...aluno tb não crê que a educação poderá ser o caminho para realização do sonho de um futuro melhor.
Márcia

Evanildo F. Silva disse...

Também creio na escolo como um espaço de tranformação, um ambinte onde o conhecimento possa ser construido através da interação de alunos, professores, pais e comunidade escolar em geral

Evanildo F. Silva disse...

O ensino que transforma e molda o caráter é, sobretudo, o ensino através do exemplo.

Elino Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carlos do rei disse...

Atitudes. Quais as atitudes que temos tomados perantes os nossos filhos? Atitudes que muitas das vezes os filhos estão copiando em suas mentes e que no futuro refletirá perante o mundo de tanta desigualdade, devido as nossas atitudes hoje. As atitudes de mudanças tem que comecar primeiro em mim, pois os filhos com certesa são as nossas cópias.E cópias estragadas, sujas, só a graça de Deus pode limpa-las, fazendo-as cópias perfeitas.

Elino Gomes disse...

Eu creio que o melhor exemplo é o testemunho. Mas o que é testemunhar? È tão-somente mostrar com clareza; tornar evidente; confirmar, comprovar, demonstrar. Mas tornar obvio o que mesmo? Todo comportamento que possui o homem e em um determinado momento ela vai aflorar e poderá então ser uma benção ou uma maldição na vida de muitas outras pessoas. Neste vídeo podemos observar vários exemplos altamente negativos e como estes prejudicou terrivelmente outros seres humanos e em especial crianças, pois as crianças a mente das mesmas são como uma fita virgem, todas as informações que elas vêem e ouvem são gravadas em seu banco de memória e ai então é só a sociedade esperar o resultado. E todos nós temos experimentado deste desastroso resultado. Tivemos apenas um exemplo positivo neste vídeo, mas foi tão rápido e creio que poucos perceberam e um universo menor ainda ira segui-lo. ”Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.”

Pr. Alysson Diniz R disse...

A Bíblia diz em Hebreus 12:1, que estamos rodeados de uma grande nuvem de testemunhas, muitas pessoas que estão a nossa volta, estão esperando em nós alguma ação, que seja reflexo em suas vidas, o vídeo deu o exemplo de crianças, pois elas são criaturas fáceis de reproduzir atitudes, precisamos nos preocupar em fazer de nossas atitudes, influencias positivas, talvez este seja o principio do discipulado, em meio a um mundo que jaz no maligno, nosso dever como cristãos é transparecer a imagem de Cristo, para que em tudo, as pessoas que estão a nossa volta possam nos imitar!!! Alysson Diniz - 2° ano - STBNM

carlos do rei disse...

Podemos perceber que as crianças mostradas estão como sombras dos seus pais, repetindo todos os atos feitos pelos mesmos. como encarar uma situação dessas? EBD-Escola Bíblica Dominical tanto para o pai como para o filho, pois assim conheceram a verdade e a verdade os libertará dos erros grosseiros que cometem por não ter o temor do Pai Celestial. A mudança dos nossos erros e a aceitação da correção de Deus só acontece se permitirmos.
Carlos

kiko disse...

Os nossos exemplos tem sido retrato do mundo em que viveram nossos pais cheio de violencia, medo e irresponsabilidade. Nossas criancas serao frutos de tudo que plantamos hoje ,se ensinarmos a serem pessoas boas atravez do que fazemos serao bons no futuro dizem que "casa de pai escola de filho" muitos nao vivem isso mas a grande maioria so aprende atraves da pratica de outros "o que voce faz fala muito mais do que so falar.

ir.Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ir.Ricardo disse...

(Filipenses 3:17) - Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.

A base para todo o relacionamento sincero seja familiar ou com o próximo deve ser firmado em cristo mas isto só pode ser realmente uma realidade se nós como cristãos começarmos a viver de forma coerente que a bíblia nos ensina.Em Ef 4:2 nos diz que devemos tratar as pessoas com toda a humildade e mansidão deixando a vontade carnal de lado e vivendo como verdadeiros discípulos do senhor sem expressar nenhuma sombra de variação para que os nossos filhos,Amigos e irmãos não venham a entender que Jesus não é tão amoroso assim.

ir.RICARDO ARAÚJO SANTOS STBNM
2º ANO

Unknown disse...

As crianças são as pessoas mais facio e a mais dificio de se ensinar, como nao tem nenhum ensinamento ja adiquirido elas sao facio de aprender as liçoes passadas para ela, a preocupaçao é o que nos ensinamos para nossas crianças, principalmente no que diz respeito a pessoa de Jesus.
conta uma ilustraçao...

" Um menino que viu na casa da avô uma maça dentro da garrafa apos horas de observaçao viu que naõ tinha nenhum corte na garrafa e que a maça estava enorme, e seria impossivel colocala pela boca da garrafa, endagou sua avô sobre aquele acontecimento e ela sorriu...
... Horar depois o menino foi brincar no jardim.... quando viu o pé de maça cheio de garrafas pinduradas nas pontas da planta....

entao entrou gritanto dentro de casa dissendo:

-Descobrir, descobrir...."

Assim tambem sao nossas crianças se nao as criarmos dentro das nossas igrejas apos ter cresido é impossivel colocalas dentro da garrafa que é uma tipificaçao da igreja na ilustraçao.

Contudo criança tambem observa atitudes dada pelos adutos principalmente os que fazem parte da sua educação, isso me faz lembrar do dito popular: Faça o que digo, e nao o que faço.
Ouvir muito esse conselho do me pai na minha infancia, e vejo esse erro sendo repetido na vida de outras pessoas, na minha vida foram as atitudes de meus pais que foram copiladas por mim e nao as liçoes ditas. hoje jesus mudou a minha vida, mais so com o ensinamente erronio dos meus pais hoje nao sei o que seria de mim.
Observo que as crinaças sao nossos primeiros discipulos.

Maria Fernanda Lima Freitas STBNM
2º ano

Roine (R.R.) disse...

Sabemos que crianças são fáceis de influenciar, porém sabemos também que todas as pessoas dentro de uma sociedade tem a capacidade de influenciar umas às outras. Nisso é importante refletirmos o que estamos transmitindo para a nossa sociedade atual? Há pessoas que se destacam mais dentro da sociedade, destes requerem um exemplo ainda maior. Assim também nós, cristãos, destacamos em um mundo corrupto. Como temos agido diante disso? Temos nos amoldado mais ao mundo ou mais ao exemplo intríseco de Cristo?
É importante sempre termos em mente que, mesmo sendo nós falhos, não podemos usar este argumento como desculpa para não buscar uma maior santificação e um melhor testemunho na sociedade. Como discipuladores, teremos novos convertidos e fracos na fé que necessitam muitas vezes de um exemplo prático e atual de Jesus, estamos dispostos a sermos essa pessoa?

Unknown disse...

Temos a missão de fazer discipúlos. E uma das maneiras mais facil de fazer discipúlos é dando bons exemplos. E devemos começar fazendo discipúlos é dentro de casa, ou seja, tendo bons habitos, diante das crianças, pois, elas fazem o que nós fazemos. E assim acontece com os nossos discipúlos, eles tem as mesmos atitudes que o seu mestre tem. A biblia diz que somos uma carta aberta, para que todos possam ler (2Co 3:2). Então aqueles que percebem as nossas atitudes certas ou erradas, também farão o mesmo.

Robson Silva disse...

Sem sombra de dúvidas os filhos são o reflexo dos pais. A má referencia de muitos pais na vida seus filhos partem de dois principios: 1- ignorância - tem pais que tem prazer em vê seus filhos com os maus hábitos iguais ao deles. 2- falta de instrução - este talvez seja o mais comum. A falta de informação gera problemas em qualquer área na vida de qualquer pessoa e maioria delas refletem justamente nas famílias. Por sua vez, esta prática também é comum nas igrejas, discipulandos parecerem muito com seus discipuladores. É comum que pelo convívio os filhos aprenda até mesmo algumas manias de seus pais, é poresta razão que eumanifesto a minha preocupação. Que tipo de exemplo nós somos? Que tipo de líderes nós somos? Que tipo de pastores nós somos? Que tipo de pais nós somos? será que gostariamos de convivermos intensamente com pessoas como nós?
O maior exemplo de obediência está em Cristo. Este é o exemplo a ser seguido. Precisamos abrir mão de muitas coisas que nos rodeiam para andar como Jesus andou...

ir.Ricardo disse...

É impressionante, quando somos expostos a um problema por muito tempo, geralmente nos acostumamos com o mesmo. Sabemos da necessidade de ensinar nossas crianças pelo exemplo, mas esta questão de nós adultos corrompermos as crianças pelos maus exemplos é muito antiga. Convivemos a tanto tempo com este problema que, quando nos deparamos com um vídeo tão óbvio nos chocamos. No discipulado cristão, somos os adultos os neo conversos as crianças. Precisamos ensinar pelo nosso modo de viver diário. Também é uma questão antiga!

OBS--->ESTE COMENTARIO É DE WELBERTY MESSIAS

Karine e Igor disse...

O que vemos é que algo que parece ser simples, pode influenciar uma vida. Pode tanto destruir como construir uma vida, o testemunho numca foi algo insignificante pois como vemos no vídeo um mal destemunho leva uma crinça a creser no erro e em uma vida arrasada. Devemos meditar em tudo que fazemos pois um único mal testemunho de vida pode ser algo que ofusque o brilho em nossa vida, como dicípulos de Cristo. Entendo que isto é mais do que o Senhor nos dizendo "tenha um bom testemunho", mas uma pergunta do Senhor em nossas vidas, "como anda seu testemunho"?
Igor Rafael 2ºano S.T.B.N.M.

Karine e Igor disse...

Assim é com as crianças, com os irmãos da igreja que discipulamos.
Estamos influenciando positivamente ou negativamente quem está a nossa volta?
Será que podem seguir nossos exemplos, imitar nossas atitudes?
Devemos procurar sempre sermos bons exemplos de pais, professores, vizinhos, enfim, bons exemplos de cristãos.
Temos que refletir o Senhor Jesus em nossas vidas, e consequentemente influenciaremos positivamente e seremos ótimos exemplos.
Esse vídeo mostra a grande importância da influência paterna e materna. Sao os primeiros exemplos que as crianças se espelham. E elas, cedo ou tarde vão refletir tudo que ouviram, viram e aprenderam.
Devemos repensar em nossas atitudes.
Como temos influenciado quem está a nossa volta?
Como seria o mundo se todos fossem igual a mim? Se todos me imitassem?

Anne Karine 2º ano S.T.B.N.M.

Rosimeire Batista Aguilar disse...

Rosimeire disse...

È muito importante que nóa adultos solteiros e casados,reflitamos sobre as nossas atitudes principalmente em ambientes onde tenham crianças pois elas se tornam reflexos de nós mesmos. È importante agirmos sempre com sabedoria. A educação começa em casa. Muitas vezes os pais tem agido de forma errônea, e acabam se esquecendo de criar os seus filhos com mais amor e bons hábitos.

Rosimeire Batista Aguilar - 2º ano

Rosimeire Batista Aguilar disse...

Um serrote e um martelo não fazem de ninguém um bom carpinteiro. Do mesmo, modo conscientes ou não os pais criam os filhos como eles,cheios de atiudes e hábitos nada salutares na frente de seus filhos. Deveriam sim,seguir a Bìblia que tem principios que podem ajudar os pais a criar seus filhos em um ambiente feliz. Uma boa educação é impotante para que os filhos possam ajudar a construir um mundo melhor.

Fabricio Walmer O. de Almeida - 2º ano

Unknown disse...

Este pequeno filme demonstra claramente o quando as nossas atitudes podem influenciar outros. Fazer discípulo foi um dos grandes mandamentos de Jesus aos seus naquela época, e é hoje para todos aqueles que o professam Senhor de suas vidas. JESUS foi o exemplo de um bom e perfeito mestre e como discípulos que somos devemos procurar no próprio mestre Jesus o aprimoramento para nossa vida para que possamos fazer discípulos saudáveis e frutíferos. Ao nos tornarmos mestres nossa vida torna –se um espelho. As pessoas passam a nos ver e imitar-nos, (ações, atitudes e ensinamentos). Lembremos sempre do conselho de Paulo em I Co 11.1 “... sedes meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” Maria do Reis - 2° ano - STBNM

Unknown disse...

Este pequeno filme demonstra claramente o quando as nossas atitudes podem influenciar outros. Fazer discípulo foi um dos grandes mandamentos de Jesus aos seus naquela época, e é hoje para todos aqueles que o professam Senhor de suas vidas. JESUS foi o exemplo de um bom e perfeito mestre e como discípulos que somos devemos procurar no próprio mestre Jesus o aprimoramento para nossa vida para que possamos fazer discípulos saudáveis e frutíferos. Ao nos tornarmos mestres nossa vida torna –se um espelho. As pessoas passam a nos ver e imitar-nos, (ações, atitudes e ensinamentos). Lembremos sempre do conselho de Paulo em I Co 11.1 “... sedes meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” Maria do Reis - 2° ano - STBNM

Anônimo disse...

Podemos observar o quanto um exemplo pode ser benéfico ou maléfico uma vez que replicado em mesma instância. Existem pessoas que ao terem um exemplo negativo, nem sempre se deixam influenciar pelos testemunhos apresentados a elas. Em contra partida, a grande maioria, em especial crianças, como delimita o vídeo, prefere seguir os exemplos negativos dos que o cercam.
Em um mundo conturbado, de violência, prostituição, corrupção, etc, devemos nos levantar como verdadeiros seguidores de Cristo, e replicarmos o seu exemplo para o mundo, pois todos nós somos formadores de opinião.
Certa feita o apóstolo Paulo disse: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo”. (I Co 11.1), o mesmo ensinava isso porque tinha como Mestre Jesus, este por sua vez demonstrava de forma cabal o exemplo a ser seguido, o que pode ser exemplificado pelo ditado: “O melhor ensino é o exemplo”.

Edivan disse...

Vivemos em um mundo em que somos observados a todo instante, nosso falar, nossos atos, nossa maneira de ser estão servindo de exemplo para outras pessoas, à realidade é que somos copiados em todo instante, mesmo sem percebemos, mas como ser um bom exemplo em meio a tanta depravação, o respeito ao próximo já não existe, o amor está cada dia mais distante dos corações e o capitalismo distância as pessoas cada dia mais, tudo isso porque pessoas sem um bom exemplo para dar são copiadas e como conseqüência estamos cada dia pior. Apesar de termos um mundo corrompido e com poucas pessoas para servirem de exemplos temos um que merece ser seguido Jesus Cristo, se quisermos mudar essa situação em que encontramos. Cristo foi o maior exemplo para a humanidade viver em paz e em harmonia estamos sofrendo as conseqüências daquilo que nós mesmos criamos por sermos omissos e por não segui-lo.

islandia disse...

VÍDEO: SEGUINDO O EXEMPLO.

O vídeo mostrou a importância do exemplo, jovens no templo observando a necessidade de seguir sempre o perfil de alguem. Mas para ser bem sucedido nesta caminhada de fé, seguindo o exemplo é preciso de autoconfiança, porque existem altos e baixos que simbolicamente representam as dificuldades que surgem constantemente. Mas nesta constante necessidade de seguirmos o exemplo de Cristo,surgem momentos que resultam em grandes alegrias que crescem em nós o compromisso de fé e dedicação no louvor do Senhor. Foi mostrado também momentos de sofrimento,dor e choro, que em geral é comum na vida do ser humano.Mas que todos nós como discípulos de Cristo, tenhamos total dependência de Deus, para termos as virtudes de Cristo, para anunciarmos o Evangelho que restaura vidas em sofrimentos, para viver a lberdade em Cristo que é a vida eterna.
(José Gonçalves Santos)

kleiton disse...

Este video esterna a realidade nossa.
Somos tendeciosos a encontrar em alguem um modelo de vida, principalmente em nossos pais, pastores, pessoas que espelhamos muito, somos influênciadores, como podemos tambem podemos sofrer influências, quer seja benefica ou malefica eis o porque a necessidade que de termos como exemplo pessoas que nos traz crecimento em todos aspectos.
Como Paulo disse seja meus imitadores como eu sou de cristo, nosso exemplo dira quem seremos.

Unknown disse...

com relação ao video, seguir um exemplo, é muito forte, em relação aos pais , qual a postura que alguns pais estaão passndo paa os filhos na atualidade? os filhos seguem oaquilo que ver os pais fazendo e a foemação do seu carater é baseado no que ele esa vivendo com o exemplo que lhe é passdo. O mesmo serve de alerta para os pais para que os filhos não venham seguir maus exemplos e se tornarem pessimos cidadãos." os filhos fazem o que vêm os pais fazendo"

Alan Keyne disse...

Quando assiti este video vi no que se transformara a proxima geraçao. Já dizia os historiadores que aquele que nao conhece a historia esta fadado a repití-la. o que estamos vendo não é nada mais que a historia se repitindo, os filhos se transformando nos pais, nossos filhos se transformarão no que somos hoje, e o que estamois ensinando para eles hoje, como ser parecido com Cristo? façamos como nos instrui Paulo, " sede meus imitadores como eu sou de Cristo.

islandia disse...

SEGUINDO O EXEMPLO.

O vídeo mostra detalhadamente o valor do exemplo.Crianças e jovens meditando na palavra de Deus.Mostrou tanbém a firmeza do pai andando nos caminhos do Senhor, e o menino seguindo vagarosamente o exemplo,sem o pai perceber.Foi enfocado tambem a permanência e a caminhada no serviço do Senhor, que para termos bom exemplo,precisamos sempre estarmos andando com Cristo.
Foi também notificado pessoas viajando rápdo acompanhando a velocidade do tempo, e dentro desta realidade não perdia o tempo de dedicar em oração.
E dentro desta constante necessidade de estarmos andando no caminho do Senhor, deparamos com muitas necessidades com: o horário marcado, o percurso a ser atingido, os lugares que devem ser anunciados, e além disso carregar as nossas bagagens que significa as nossas responsabilidades para sermos aprovados na obra do Senhor.

(José Gonçalves dos Santos )

islandia disse...

SEGUINDO O EXEMPLO.

O vídeo seguindo e oxemplo mostrou vários tipos de práticas que serve de lição em nossa vida. Mostrou s pais brigando e os filhos brigando também. A mãe fumando e fazendo coisas horriveis, e o filho seguindo as suas atitudes, e até mesmo chigando.Na vida crista é seguido também os exemplos, por isso é necessario que tenhamos cuidado em nossas palavras e em nossas práticas, porque os nossos seguidores que são os novos crentes seguem os nossos exemplos. Vamos depender totalmente de Deus para sermos bons soldados de Cristo.