sábado, 24 de novembro de 2007

A Internet na Educação

O uso da Internet na educação

O uso da Internet na educação é um grande desafio para essa geração. Isso irá requerer de cada profissional da educação, particularmente dos professores que desejam tornar suas aulas mais dinâmicas, atraentes, modernas e interativas, a busca de e uma atualização dos conhecimentos das tecnologias aplicadas à educação, que neste caso, citamos a Internet.
A criação de blogs é, sem dúvida, uma rica oportunidade de motivar os alunos a se tornarem pesquisadores e construtores do saber. Há, no entanto, um desafio ainda maior para os professores que irão explorar essa ferramenta pedagógica.

A busca de habilidades e capacitação para o manuseio da "máquina", sobretudo, a habilidade de aplicá-la à educação torna-se a principal exigência. Não basta ter na escola um laboratório de informática. É preciso saber o que fazer com ele. Não podemos permitir que o laboratório de informática seja transformado numa sala de diversão, como já se pode perceber em alguns momentos. Há uma certa euforia por parte dos alunos pela sala de informática que, se não forem bem conduzidos, ocuparão o tempo em atividades de "jogos" e "passatempos".

Fica então algumas perguntas:
Como conscientizar os professores da necessidade de formação nesta área?
Onde arranjar tempo para essa formação?
Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores?
Os laboratórios já estão equipados adequadamente?
Os professores estão motivados?
Os laboratórios estão sendo utilizados para o fim proposto?

Evanildo Ferreira da Silva

7 comentários:

vanilda disse...

Caro professor e demais colegas;
ao se fazer um comentário a respeito desta revolução tecnologica faz-se necessário lembrar que a educação vem ao longo do tempo caminhando à passos lentos, ou seja não esta preparada para esta vertiginosa mudança ao qual ela esta inserida de forma tão intensa quer seja no social, na família, e principalmente nas politicas publicas que sempre poda os seu desenvolvimento; sendo assim é difícil para a educação acompanhar esta nova anda tecnológica. Professora Vanilda Fonseca

Susi Karla disse...

Oi professor, parabéns por esse espaço onde podemos refletir e articular educação. Não podemos esquecer que precisamos refletir e articular políticas públicas, para entendermos o processo em que vivemos e decidirmos nossos próprios caminhos.

Unknown disse...

evanildo nos achamos muito intereçante o texto que fala sobre o evolucionismo,mas o mais intereçante e o que fala sobre o criacionismo.sobre as pergunta,achamos elas um pouco grande demais e tambem muito deficio de ser respondidas voce tambem nao acha?(ana lucia/suelen santos(8a))

jhenifer maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jhenifer maria disse...

professor um comentário a respeito desta revolução tecnologica faz-se necessário lembrar refletir e articular educação.gostei muito do texto e das perguntas.

ESTEVES RODRIGUES

jhonatta alves disse...

sou um amigo irma~de jhenifer gostaria de participa.

leonardo disse...

Oi,professor seu comentario da evolução tecnologiga,faz nos lembrasrmos refletiros sobre a educação.eu adorei o seu texto e das perguntas!!.