sábado, 8 de junho de 2013

Pastores Segundo o Coração de Deus


*Pr. Evanildo Ferreira da Silva

“E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. (JEREMIAS 3:15).

Esta promessa foi feita num contexto de profunda desobediência, quando Israel havia virado as costas para o Senhor, prostituindo de todas as formas perante outros deuses. Mesmo diante de tanta rebeldia Deus levanta o profeta Jeremias a fim de ser a Sua voz perante o Seu povo. “Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira”. (JEREMIAS 3:12)

O que Deus queria era tão somente que Israel de convertesse, abandonasse a sua prostituição e voltasse para Ele. “Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião”. (Jeremias 3:12-14). A voz do profeta Jeremias aponta o caminho da reconciliação, que inevitavelmente aconteceria com base num sincero arrependimento. É aqui que a figura do pastor aparece: “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. (JEREMIAS 3:15).

Estes pastores prometidos viriam com duas características básicas: Apascentar com ciência e inteligência, ou com sabedoria e entendimento. Os pastores segundo o coração de Deus são aqueles que pastoreiam segundo a vontade de quem os chamou. De acordo com a versão NVI, o pastor é entendido como aquele que governa: “Então eu lhes darei governantes conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento”. (JEREMIAS 3:15-16).
Está claro que esta não seria uma tarefa fácil, considerando o estado de rebeldia e o contexto de desobediência do povo. Eis a importância de uma autoridade que fosse constituída por Deus: “Dar-vos-ei...”. Mas mesmo tendo consciência dessa autoridade espiritual, estes pastores iriam necessitar de algumas habilidades essências para a condução desse rebanho tão diverso e tão complexo. Sabedoria, entendimento, ciência e inteligência seriam as palavras chaves para um pastoreio bem sucedido.

Pastorear é uma ação de amor, e não o exercício de uma profissão. Foi o que Jesus requereu do apóstolo Pedro quando o confrontou: “Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez: você me ama? E lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas”. (JOÂO 21:17). A característica fundamental do pastor é o amor expresso no cuidado para com as ovelhas. Jesus, referindo-se a si mesmo como o sumo pastor, disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. (João 10:11). Não há amor e cuidado maior que este expresso na fala do Mestre Jesus. Os pastores segundo o coração de Deus, além de terem consciência da missão recebida, a exercem movidos pela capacidade de amar e cuidar, nos mesmos moldes do amor e do cuidado de Cristo por sua igreja.

São estes os pastores que Deus Prometeu a seu povo. É importante ressaltar que esse ministério não é uma invenção humana e, portanto, os princípios que norteiam suas ações também são dados pelo Senhor. Cabe, portanto a cada pastor sujeitar-se ao senhorio do Sumo Pastor, e, a cada rebanho, submeter a autoridade de seus pastores, dedicando-lhes duplicada honra. “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino”. (1 TIMÓTEO 5:17).

*Pr. Evanildo Ferreira da Silva
Pastor da Igreja Batista Monte Sinai
Montes Claros, MG


4 comentários:

THIAGO BOND disse...

Em jeremias 3:15 é apenas uma figura de linguagem,nada haver com o pastor de hoje.

Jesus disse que Pastor é aquele que da a sua vida pelas ovelhas, e não homens que tiram o lã das ovelhas com o falso dízimo em dinheiro.

Jesus ainda disse, haverá um só rebanho e um pastor, Jesus mentiu???

Nenhum dos apóstolos, foram chamados de Pastor, eles homens santos de Deus, agora vem este pecadores que sugam as ovelhas com o falso dízimo em dinheiro querendo ser Pastor.

Só contamina que não tem conhecimento nas escrituras.

THIAGO BOND disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
software gamer disse...

adorei a sua tese "nada haver"
simplesmente ilário, não a toa q até agora não ouve resposta.
vai se converter e ler a biblia...
de evangelho vc não conhece nada!!!!!!

Samuel Andrade disse...

CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.THIAGO BOND VOCE NAO CONHECE AS ESCRITURAS, MUITO MENOS A DEUS.“E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. (JEREMIAS 3:15).OS APOSTOLOS UNICAMENTE ESCOHIDOS POR CRISTO E NINGUEM PODE MAIS SE NOMEAR COMO OS TAIS POI OS ESSES JA PASSARAM ASSIM COMO OS PROFETAS.AGORA NÓS SOMOS O SACERDÓCIO REAL A NAÇÃO SANTA O ADIQUIRIDO POR DEUS.O PASTOR ELE É POR NATUREZA BISPO,REVERENDO,PRESBÍTERO
, PASTOR = BISPO = ANCIÃO = PRESBÍTERO (e, para alguns batistas, cada igreja só deve ter um pastor). É alegado que:
1. "Os mesmos anciãos também são chamados bispos em At 20:17+28 e em Tt 1:5+7 e, portanto, são termos que sempre designam, necessariamente, as mesmas pessoas."
At 20:17, 28 17 E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os PRESBÍTEROS da igreja. ... 28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Tt 1:5,7 5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses PRESBÍTEROS, como já te mandei: ... 7 Porque convém que o BISPO seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Respondemos que estes textos só provam que os pastores = bispos são escolhidos entre os anciãos = presbíteros da igreja local. Cada pastor é também um presbítero, mas nem todo presbítero é um pastor.
O Pastor = Bispo É Chamado De
Embaixador do Cristo 2Co 5:20
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (2Co 5:20)

Ministro (servo, escravo, serviçal) do Cristo 1Co 4:1
Que os homens nos considerem como MINISTROS de Cristo, e DESPENSEIROS dos mistérios de Deus. (1Co 4:1)

Despenseiro dos mistérios de Deus. (mordomo, fiel administrador da fazenda que o seu Senhor lhe confiou) 1Co 4:1 acima

Guerreador em defesa da fé-doutrina Fp 1:30; Ef 6:13 em diante; 1Tm 6:12; 2Tm 4:7; Tt 1:9,11; Jd 1:3;
Tendo o mesmo COMBATE que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim. (Fp 1:30)
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, ...