sábado, 8 de junho de 2013

Pastores Segundo o Coração de Deus


*Pr. Evanildo Ferreira da Silva

“E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. (JEREMIAS 3:15).

Esta promessa foi feita num contexto de profunda desobediência, quando Israel havia virado as costas para o Senhor, prostituindo de todas as formas perante outros deuses. Mesmo diante de tanta rebeldia Deus levanta o profeta Jeremias a fim de ser a Sua voz perante o Seu povo. “Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira”. (JEREMIAS 3:12)

O que Deus queria era tão somente que Israel de convertesse, abandonasse a sua prostituição e voltasse para Ele. “Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião”. (Jeremias 3:12-14). A voz do profeta Jeremias aponta o caminho da reconciliação, que inevitavelmente aconteceria com base num sincero arrependimento. É aqui que a figura do pastor aparece: “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. (JEREMIAS 3:15).

Estes pastores prometidos viriam com duas características básicas: Apascentar com ciência e inteligência, ou com sabedoria e entendimento. Os pastores segundo o coração de Deus são aqueles que pastoreiam segundo a vontade de quem os chamou. De acordo com a versão NVI, o pastor é entendido como aquele que governa: “Então eu lhes darei governantes conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento”. (JEREMIAS 3:15-16).
Está claro que esta não seria uma tarefa fácil, considerando o estado de rebeldia e o contexto de desobediência do povo. Eis a importância de uma autoridade que fosse constituída por Deus: “Dar-vos-ei...”. Mas mesmo tendo consciência dessa autoridade espiritual, estes pastores iriam necessitar de algumas habilidades essências para a condução desse rebanho tão diverso e tão complexo. Sabedoria, entendimento, ciência e inteligência seriam as palavras chaves para um pastoreio bem sucedido.

Pastorear é uma ação de amor, e não o exercício de uma profissão. Foi o que Jesus requereu do apóstolo Pedro quando o confrontou: “Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez: você me ama? E lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas”. (JOÂO 21:17). A característica fundamental do pastor é o amor expresso no cuidado para com as ovelhas. Jesus, referindo-se a si mesmo como o sumo pastor, disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. (João 10:11). Não há amor e cuidado maior que este expresso na fala do Mestre Jesus. Os pastores segundo o coração de Deus, além de terem consciência da missão recebida, a exercem movidos pela capacidade de amar e cuidar, nos mesmos moldes do amor e do cuidado de Cristo por sua igreja.

São estes os pastores que Deus Prometeu a seu povo. É importante ressaltar que esse ministério não é uma invenção humana e, portanto, os princípios que norteiam suas ações também são dados pelo Senhor. Cabe, portanto a cada pastor sujeitar-se ao senhorio do Sumo Pastor, e, a cada rebanho, submeter a autoridade de seus pastores, dedicando-lhes duplicada honra. “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino”. (1 TIMÓTEO 5:17).

*Pr. Evanildo Ferreira da Silva
Pastor da Igreja Batista Monte Sinai
Montes Claros, MG


13 comentários:

THIAGO BOND disse...

Em jeremias 3:15 é apenas uma figura de linguagem,nada haver com o pastor de hoje.

Jesus disse que Pastor é aquele que da a sua vida pelas ovelhas, e não homens que tiram o lã das ovelhas com o falso dízimo em dinheiro.

Jesus ainda disse, haverá um só rebanho e um pastor, Jesus mentiu???

Nenhum dos apóstolos, foram chamados de Pastor, eles homens santos de Deus, agora vem este pecadores que sugam as ovelhas com o falso dízimo em dinheiro querendo ser Pastor.

Só contamina que não tem conhecimento nas escrituras.

THIAGO BOND disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
verdade q liberta disse...

adorei a sua tese "nada haver"
simplesmente ilário, não a toa q até agora não ouve resposta.
vai se converter e ler a biblia...
de evangelho vc não conhece nada!!!!!!

Unknown disse...

CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.THIAGO BOND VOCE NAO CONHECE AS ESCRITURAS, MUITO MENOS A DEUS.“E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. (JEREMIAS 3:15).OS APOSTOLOS UNICAMENTE ESCOHIDOS POR CRISTO E NINGUEM PODE MAIS SE NOMEAR COMO OS TAIS POI OS ESSES JA PASSARAM ASSIM COMO OS PROFETAS.AGORA NÓS SOMOS O SACERDÓCIO REAL A NAÇÃO SANTA O ADIQUIRIDO POR DEUS.O PASTOR ELE É POR NATUREZA BISPO,REVERENDO,PRESBÍTERO
, PASTOR = BISPO = ANCIÃO = PRESBÍTERO (e, para alguns batistas, cada igreja só deve ter um pastor). É alegado que:
1. "Os mesmos anciãos também são chamados bispos em At 20:17+28 e em Tt 1:5+7 e, portanto, são termos que sempre designam, necessariamente, as mesmas pessoas."
At 20:17, 28 17 E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os PRESBÍTEROS da igreja. ... 28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Tt 1:5,7 5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses PRESBÍTEROS, como já te mandei: ... 7 Porque convém que o BISPO seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Respondemos que estes textos só provam que os pastores = bispos são escolhidos entre os anciãos = presbíteros da igreja local. Cada pastor é também um presbítero, mas nem todo presbítero é um pastor.
O Pastor = Bispo É Chamado De
Embaixador do Cristo 2Co 5:20
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (2Co 5:20)

Ministro (servo, escravo, serviçal) do Cristo 1Co 4:1
Que os homens nos considerem como MINISTROS de Cristo, e DESPENSEIROS dos mistérios de Deus. (1Co 4:1)

Despenseiro dos mistérios de Deus. (mordomo, fiel administrador da fazenda que o seu Senhor lhe confiou) 1Co 4:1 acima

Guerreador em defesa da fé-doutrina Fp 1:30; Ef 6:13 em diante; 1Tm 6:12; 2Tm 4:7; Tt 1:9,11; Jd 1:3;
Tendo o mesmo COMBATE que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim. (Fp 1:30)
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, ...

Rjl disse...

Jesus mandou Pedro apascentar suas ovelhas,tudo em comparação a cultura Judaica,daí pergunto quem Apascenta é:
Pescador?
Lavrador?
Carpinteiro?
Pastor?

Unknown disse...

amém

deise disse...

Muito obrigada pela explicação da palavra será de grande proveito.

Unknown disse...

Ohh meus irmãos obg pela contribuição que vem trazendo a obra do Senhor! Como precisamos de servos do Senhor sem paixões carnais e nem partidarismos, ensinando as escrituras viu, alicerçados na verdade da palavra, glórias a Deus pela vida dos irmãos! São tantas influencias e atravessamento a que adentraram a igreja por um ensinamento fora da rocha que nós tem causado desânimo ultimamente de ver. Que Deus continue abençoando a vida dos irmaos, grande e o vosso galardão.

Unknown disse...

Parabéns à todos os Pastores, que da a sua vida pelas ovelhas do Senhor Jesus, dou glórias à Deus por ter nascido no dia do Pastor, amém.

Unknown disse...

Aqueli que estevi no meu conselho viu e oviu as minhas palavra aqueli que estevi no meu conselho ese viu e oviu as minhas palavras mas se estes pastores estivese no meu conselho eli vazia o meu povo voltar do seu mau caminho e da maldade das suas acoes e varia o meu povo volta da maldade das suas acoes e varia o meu povo ovi as minhas palavras

Unknown disse...

MEU IRMÃO VC Ñ TEM BASE BÍBLICA E NÃO SABES O QUE ESTAS FALANDO

Unknown disse...

Parabéns Pastor Evanildo. e feliz do Pastor

Rosana Estevam Nazar Santos disse...

Palavras sábias. Usarei em um Devocional dos que eu distribuo. Deus continue lhe abençoando.
Se tiver outra forma de compartilhar eu gostaria de saber.