sábado, 1 de março de 2008

Fé e Ciência em debate

Fé e Ciência em debate.

A dimensão religiosa do ser humano é algo intrínseco, inevitavelmente ligado à sua essência. Há questões, no entanto, que instigam este ser humano ao debate, como por exemplo, a busca de respostas para as questões existências: “Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou?”. Para estas questões, tanto a religião, quanto a ciência, procuram respostas que satisfaçam os anseios e curiosidades da mente humana. De um lado o Evolucionismo com a teoria do big-bang, ou grande explosão, “Modelo atualmente aceito para explicar a evolução cósmica, segundo a qual o universo se teria iniciado em condições de temperatura e de densidade muito elevadas, atenuadas ao longo de sua expansão e do outro”. Do outro lado a religião, sobretudo o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, que defendem a idéia de que o universo tal qual conhecemos foi criado por Deus, conforme a narrativa bíblica do Livro do Gênesis: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. (GÊNESIS 1:1).

Tomando como referência esses dois pressupostos básicos, os alunos das 7ª e 8ª séries das escolas: Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues e Escola Municipal Dominguinhos Pereira, CAIC do bairro Maracanã, estão participando de um fórum debatendo as duas possibilidades sobre a origem do Universo e o surgimento do homem. As atividade consistem de três etapas: 1ª Discussão do tema em sala de aula; 2ª Acesso à Internet http://reliciencia.blogspot.com e comentários sobre texto: “10 perguntas aos Evolucionistas”; e 3ª etapa, entrevistas a pessoas da comunidade de fé, professores, preferencialmente das áreas de História e Ciências, e ou estudiosos do assunto.

Dois objetivos básicos estão propostos nesta atividade. O primeiro, provocar o debate e desenvolver a consciência crítica na construção do conhecimento. O segundo, conhecer e utilizar a Internet como um novo ambiente de aprendizagem, numa proposta pedagógica contextualizada e que corresponda aos estímulos das mentes das crianças e adolescente desta geração movida pelas diversas mídias e novas tecnologias.

A participação tem sido surpreendente e motivadora, principalmente porque numa escola a Internet não está disponível e na outra a Internet não está funcionando. Estão de parabéns os alunos que já marcaram suas participações deixando seus comentários. Assim, esperamos que alunos e professores interajam no debate e estimulem outros a utilizarem os diversos recursos tecnológicos disponíveis para a construção do conhecimento.

Evanildo Ferreira da Silva

10 comentários:

jack disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jack disse...

Pelo que entendemos o Evolucionismo e o Criacionismo é uma pergunta com várias respostas, pois não são todos que pensam igual. São perguntas bobas que ninguém ainda tem respostas concretas. Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Nós acreditamos que Deus criou o mundo e todas as coisas como diz a bíblia. Em relação às evoluções acreditamos no que a ciência explica.


Alunas: Emiy Jordanna
Angélica Alves
série: 8ªA

Evanildo F. Silva disse...

Olá Pessoal,
Estamos chegando à etapa final do nosso Forum sobre o Criacionismo e o Evolucionismo. Espero que estejam gostando do debate e de experimentarem esse novo ambiente de aprendizagem.

Abraços,
Professor Evanildo

Unknown disse...

O evosionismo é uma teoria. Que explica que o tudo que há aqui na terra foi graças a uma explosão que ocorreu á milhões de anos. E o criacionismo se refere á que Deus criou o céu e a terra em 7 dias e que o homem foi feito do barro, ja a outra teoria aponta que ohomem vem do macaco.
aluna:Jaqueline ferreira costa
série:7
turma:1

Bruna disse...

eu gostei muito do texto pois ele nos mostra a realidade das coisas como a Bíblia nos diz como é...
E eu sei para onde eu vou pois na soa palavra esta escrito que nós todos que arepender dos nossos pecados!!!!!!!!!!
ALUNA:Bruna larissa Pereira Souto
SÈRIE:8(A)

islandia disse...

MISSÕES- UMA JORNADA DE FÉ.

Missões é verdadeiramente uma prática de fé. É difícil de ser realizada por todos os crentes, porque muitos não tem esta poderosa visão passada por Cristo Jesus. Mas para termos vitória nesta caminhada de fé, é preciso estabelecermos padrões que estejam baseados nos princípios de existência e necessidades do ser humano, firmado na prática da verdade.

(Jose Gonçalves dos Santos)

islandia disse...

VÍDEO: SEGUINDO O EXEMPLO.

O vídeo mostrou a importância do exemplo, jovens no templo observando a necessidade de seguir sempre o perfil de alguem. Mas para ser bem sucedido nesta caminhada de fé, seguindo o exemplo é preciso de autoconfiança, porque existem altos e baixos que simbolicamente representam as dificuldades que surgem constantemente. Mas nesta constante necessidade de seguirmos o exemplo de Cristo,surgem momentos que resultam em grandes alegrias que crescem em nós o compromisso de fé e dedicação no louvor do Senhor. Foi mostrado também momentos de sofrimento,dor e choro, que em geral é comum na vida do ser humano.Mas que todos nós como discípulos de Cristo, tenhamos total dependência de Deus, para termos as virtudes de Cristo, para anunciarmos o Evangelho que restaura vidas em sofrimentos, para viver a lberdade em Cristo que é a vida eterna.
(José Gonçalves Santos)

kleiton disse...

O evangelho de cristo transmite mudanças internas e externas, mudança que é visto numa boa convivência social.O evangelho quebra barreiras, liberta, e ajuda-nos a compreender valor próprio e do próximo, embora na atualidade estar muito mais na teoria do que na pratica devido a negligencia de muitos.
Jesus veio fazer aquilo que o homem não pode fazer,restaurar o que estava perdido, libertar os que estavam cativos, e utilizou seguidores para que pudesse dar continuidade a esta responsabilidade que nós não podemos negligenciar.

kleiton disse...

O evangelho de cristo transmite mudanças internas e externas, mudança que é visto numa boa convivência social.O evangelho quebra barreiras, liberta, e ajuda-nos a compreender valor próprio e do próximo, embora na atualidade estar muito mais na teoria do que na pratica devido a negligencia de muitos.
Jesus veio fazer aquilo que o homem não pode fazer,restaurar o que estava perdido, libertar os que estavam cativos, e utilizou seguidores para que pudesse dar continuidade a esta responsabilidade que nós não podemos negligenciar.

Unknown disse...

contudo,é notorio perseber com relação ao texto que missoes integrais é um deverdas igrejas,mas no contexto atual não vemos esta prioridade, pois aigreja parece estar dormindo com relação as alma que estão se perddendo em todo o mundo. O exemplo maiorde missões é o propri Senhor Jesus e este é o que devemos seguirir aos pescadores e apregoar o evangelho....